O projecto Rota Histórica das Linhas de Torres recebeu prémio da categoria Requalificação Projecto Público, no âmbito dos Prémios Turismo de Portugal 2011.
Integrado nas comemorações do segundo centenário das Linhas de Torres, o projecto contou com a implantação de vários Centros de Interpretação, como é o caso do Vimeiro, Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira, Loures e Sobral de Monte Agraço. Também foi feita a reabilitação dos espaços históricos e criado o próprio circuito da rota.
Luís Garcia, vice-presidente da Turismo do Oeste, destaca em comunicado que a Rota das Linhas de Torres é da “maior importância”, por exemplo, para o mercado britânico, pela grande participação, na construção das Linhas, do Duque de Wellington (Marquês de Torres Vedras). O responsável acrescenta ainda que este é um passo importante
na “dignificação destes espaços monumentais, que vem coroar de elevado interesse, o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Turismo do Oeste, na efectivação da Rota de Wellington, que foi candidata a projecto QREN”.
Luís Garcia acredita que esta rota será um importante produto a “vender” no mercado do Reino Unido.
O projecto foi apresentado pelo município de Mafra, Arruda dos Vinhos, Loures, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira e consistiu na recuperação e valorização das linhas defensivas de Lisboa, erguidas há 200 anos para impedir a entrada no exército napoleónico na capital.
F.F.






























