Início Sociedade Três toneladas de chocolate “adoçam” festival

Três toneladas de chocolate “adoçam” festival

0
Três toneladas de chocolate “adoçam” festival
A apresentação do festival decorreu no armazém onde são criados os cenários

Os loucos anos 1920 são tema do evento em Óbidos, que assinala duas décadas e se estende por toda a vila durante dois fins de semana

Uma réplica de um Ford T, com quase 2 metros, estará estacionada na Óbidos Chocolate House, a primeira fábrica de chocolate privada da vila e que abre portas com o evento. A escultura de chocolate, juntamente com outras sete, todas alusivas à temática desta edição, está a ser criada pela equipa do chef chocolateiro Abner Ivan e estará concretizada a 25 de março, quando arranca o Festival Internacional de Chocolate. Uma antiga versão do Mickey Mouse, dançarinos de tango, um músico do género Charleston, uma mala Chanel e alguns utensílios evoluídos para a época, como o ferro de engomar ou a máquinas de lavar a roupa, ou ainda um rádio e uma grafonola, serão alguns dos exemplares recriados.
O evento tem lugar durante dois fins de semana, entre sexta-feira e domingo, por vários locais da vila, tal como aconteceu nas primeiras edições. Na Praça de Santa Maria haverá uma Fábrica de Chocolate onde será mostrado o processo produtivo, desde o cacau. “A ideia é que as famílias também possam fazer parte da unidade fabril que vamos simular ao personalizar o seu próprio chocolate”, explicou Ricardo Duque, administrador da Óbidos Criativa durante a apresentação do evento, feita a 17 de fevereiro, nos armazéns onde são criados os cenários para o festival.
No Largo da Porta da Vila os visitantes poderão assistir à realização de uma escultura ao vivo, enquanto que na Casa da Música haverá demonstrações de “showcooking”. Haverá ainda locais para degustação de cocktails e bebidas com chocolate, cursos e concursos, expositores, oficinas e ateliers.
No Museu Abílio haverá moda com chocolate e, pelas ruas da vila, animação com artes circenses. O festival integra ainda uma corrida e caminhada de chocolate, ambas a decorrer na tarde de 26 de março.
Esta edição terá a curadoria de Francisco Siopa, chef executivo no Penha Longa Hotel, que destacou que o certame pretende afirmar a profissionalização com a presença das principais marcas de chocolate, de artesãos e também workshops diversos, mostrando “às pessoas que o chocolate tem uma vertente muito alargada”, relacionando-o com a cozinha, bebidas ou saúde”.
De acordo com o presidente da Câmara, Filipe Daniel, este evento integra uma estratégia de “alavancar o território de Óbidos mas também dos concelhos vizinhos”, garantindo que terão “as melhores pessoas a trabalhar nestas matérias” e que irão continuar a “inovar e surpreender” os visitantes.
Com um investimento a rondar os 200 mil euros, o festival está a ser preparado há cerca de um mês por uma equipa de meia centena de pessoas.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.