A reabilitação das duas torres de observação de aves que se encontram na zona das Salinas e na zona do Braço da Barrosa vai avançar já no início de 2022. A recuperação e melhoria dos equipamentos existentes será feita pela Câmara de Óbidos, que conseguiu obter financiamento comunitário para esta obra.
O objetivo é proporcionar a observação de aves e a contemplação da natureza, de uma forma segura e cómoda.
A candidatura prevê ainda a aquisição de dois abrigos, que permitirão a observação de forma não invasiva, bem como a recuperação e colocação de painéis de interpretação da avifauna existente, acessíveis ao público e inclusivos.
A autarquia apresentou uma candidatura ao Mar 2020 avaliada em quase 43 mil euros, que receberá um financiamento superior a 36 mil euros.
Está ainda previsto o desenvolvimento de conteúdos de acesso livre, que permitam a interacção com códigos QR presentes nos painéis, complementados pela Rede Municipal de Percursos Pedestres existente, assim como o acesso a conteúdos exclusivos sobre a avifauna. A Câmara pretende também, ao abrigo desta candidatura, divulgar a informação através dos quiosques interactivos e dos desdobráveis.
“Óbidos é considerado um destino privilegiado para o Turismo Desportivo e de Natureza. Isto acontece, não apenas pelas condições físicas que o território disponibiliza, mas também pela preocupação ambiental que se vive”, refere a Câmara na candidatura, sublinhando que o turista “é acima de tudo sensibilizado” para seguir a “preocupação em proteger o território e convidado a participar nas iniciativas de proteção e defesa do nosso ecossistema”. ■
Torres de observação de aves reabilitadas em 2022
- publicidade -































