Foi a quinta edição do evento, organizado pelo Centro Recreativo e Cultural da localidade
O V Torneio Misto de Petanca do Centro Recreativo e Cultural de Salir de Matos, que se realizou no dia 28 de agosto, no Campo da Bola da localidade, juntou 128 participantes, num recorde de participações nesta iniciativa, que foi fundada no ano de 2016 e que nos últimos dois anos, devido à pandemia, não pôde ser realizada.
Entre os participantes, de diferentes gerações, encontravam-se diversas origens, quer de vários pontos do país, quer de outras nacionalidades, como franceses, suíços, belgas, ingleses, entre outros. Diversa é também a experiência dos participantes no jogo, mas este ano o nível de exigência subiu, com a participação de jogadores que disputam torneios a nível internacional. A quinta edição da prova decorreu durante todo o dia. De manhã, o campo da bola foi dividido em 32 campos de petanca, onde 64 equipas lutavam pelo apuramento para as fases seguintes, a disputar durante a tarde. Uma particularidade desta prova é que as equipas são mistas, portanto, obrigariatoriamente formadas por um homem e uma mulher. À hora de almoço, realizou-se um piquenique com cerca de duas centenas de pessoas, a degustar frango assado, com batatas fritas, pão e salada. No final, foram entregues troféus e prémios aos vencedores. A organização deste evento, que tem crescido de ano para ano desde a primeira edição, em 2016, então com cerca de três dezenas de participantes, salientou a exigência para os corpos sociais da associação, que são compostos por 11 voluntários, na montagem e desmontagem das estruturas necessárias à organização de um evento desta magnitude.
À Gazeta agradeceram os apoios que tornaram possível a realização da quinta edição da iniciativa, salientando a ajuda que tiveram por parte dos próprios jogadores quando chegou a hora da desmontagem.
A associação tem desenvolvido uma atividade regular e dinâmica, com convívios de sócios, almoços de primavera e outros. Todas as semanas organiza sessões de pilates, iniciação às danças de salão e um apoio de língua portuguesa para francófonos. Além disso, tem organizado caminhadas e excursões e tem o bar aberto aos domingos, com bilhar, ténis de mesa, chinquilho, matraquilhos e sueca. Recentemente inauguraram mais uma modalidade: o pickle-ball e continum a recolher tampinhas para colaborar na campanha para ajudar o Pedrinho. ■































