Todos os obidenses deverão ter médico de família em 2019

0
852
Gazeta das Caldas
O centro de saúde deverá dar lugar a uma Unidade de Saúde Familiar no próximo ano

No primeiro trimestre de 2019 todos os obidenses deverão ter médico de família, seguindo-se a criação de uma Unidade de Saúde Familiar neste concelho. A informação foi tornada pública pelo representante do município no Conselho da Comunidade ACES Oeste, e deputado municipal, Luís Miguel Oliveira (PSD).
Depois de Agosto do ano passado vários utentes do Centro de Saúde de Óbidos se terem queixado da falta de médicos de família, situação que provocou não só o cancelamento de consultas como o atraso na emissão de receitas, o problema está a ser resolvido.
Actualmente o quadro de médicos está completo, com a vinda, recente, de três novos profissionais de saúde para o concelho. Os novos médicos vão prestar cuidados de saúde em Óbidos, A-dos Negros, Amoreira e Olho Marinho.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, “esta é uma vitória do município e do ACES Oeste Norte, que há muito queriam que esta situação ficasse resolvida definitivamente”, refere em nota de imprensa.
Segundo dados revelados por Luís Miguel Oliveira, em 2016 havia cerca de 3000 utentes sem médico de família, situação que passou para 300 este ano. Esta situação ainda se mantém, uma vez que um dos médicos está aposentado e, como tal, tem redução de horário e de lista de utentes. No entanto, “é previsível que, com o preenchimento desta vaga a tempo inteiro, no primeiro trimestre de 2019 toda a população de Óbidos tenha acesso a médico de família”, conclui.
O concelho de Óbidos tem pólos com número inferior a 1750 utentes, mas que o ACES Oeste Norte e a autarquia não querem encerrar, o que obriga a distribuir mais médicos pelo território. É por isso que o quadro para Óbidos é de cinco médicos.

- publicidade -