Caldas e Cadaval, que eram os concelhos oestinos fora dos patamares mais elevados, entraram na última revisão
A revisão do nível de risco de contágio de covid-19 feita na quinta-feira passada, 22 de julho, pelo Governo, colocou todo o Oeste nos dois níveis com as medidas de restrição mais elevadas.
Os concelhos de Caldas e do Cadaval, que eram os dois únicos que na semana anterior tinham ficado de fora dos níveis mais elevados, passaram nesta revisão a fazer parte do patamar de risco elevado.
Na semana anterior só os concelhos de Caldas e Cadaval não estavam nestes patamares de risco
Medidas deverão ser aliviadas ainda esta semana em vários concelhos
Neste nível já se encontravam os concelhos de Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Óbidos e Torres Vedras, assim como o concelho de Rio Maior (que não faz parte do Oeste).
No Oeste há um total de cinco dos 61 concelhos com nível de risco muito elevado, são eles Alenquer, Lourinhã, Nazaré, Peniche e Sobral de Monte Agraço.
As medidas aplicadas aos concelhos em risco elevado e muito elevado não se alteraram. Impõem, entre outros, dever de recolhimento às 23h00, limitação nos horários dos espetáculos culturais e de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, da hotelaria e da restauração, além de impor a apresentação do certificado digital de vacinação ou de teste negativo para frequentar estes últimos dois tipos de estabelecimento.
Caldas com mais 74 novos casos
Segundo o relatório epidemiológico diário da Câmara das Caldas há 74 novos casos no concelho das Caldas nos últimos sete dias, atingindo desta forma um total de 2815 casos confirmados desde o início da pandemia em março do ano passado. Segundo a mesma fonte, havia à data de fecho desta edição, 186 casos ativos neste município, mais 39 do que na última semana. Nas Caldas o último óbito ocorreu em meados de junho, sendo que o coronavírus já tirou a vida a 144 pessoas neste concelho.
Durante os últimos sete dias registaram-se duas mortes na Nazaré, aumentando o número de vítimas mortais naquele concelho para 20. Segundo os dados do Comando Distrital de Proteção Civil de Leiria, em Alcobaça houve um óbito.
Em Peniche, e de acordo com o mesmo relatório, houve 69 novos casos nos últimos sete dias, aumentando o número de confirmados para 2075. Comparativamente com a última semana há mais 24 casos ativos, sendo agora 85. Em Óbidos, os 17 novos casos levaram a um aumento do número de ativos de 11 para 22. No Bombarral há sete novos casos (mais quatro ativos, sendo agora 11), ainda que o Comando Distrital realce que, “conforme indicação do ACES Oeste Norte, o número de casos ativos resulta da estimativa do número acumulado de novas infeções nos últimos 10 dias”. Com base nos dados e nas informações que foi possível apurar até ao fecho da edição, prevê-se que nas Caldas (assim como noutros concelhos do Oeste) as medidas restritivas venham a ser aliviadas ainda nesta semana, permitindo voltar a alargar os horários.■































