Testemunhos | Desenho de Humor

0
1137

Ub (Sérvia)

Ub (Desenho de Humor) Gazeta das Caldas

“Uma chamada de atenção para a falta de liberdade de expressão”

Foi com um trabalho sobre a liberdade de expressão que o sérvio Ub se sagrou vencedor da categoria de Desenho de Humor. Um homem livre desenha à sua vontade pelo chão, traçando piruetas variadas à sua vontade, conforme lhe dita a sua criatividade. De repente, surge um polícia, o que faz com que o individuo passe a traçar uma linha muito direita. Para o cartoonista de Leste, o WPC é “um evento muito importante para o mundo da cultura”.
Para o artista que fez uma chamada de atenção para a questão da falta de liberdade de expressão que existe ainda em tantos países, eventos como o WPC, “são fundamentais para que não se perca a criatividade. Eventos como este devem ter continuidade”, disse o sérvio Ub, que ainda salientou o facto do evento estar muito bem organizado e o facto de se realizar numa cidade média como as Caldas “também é algo útil para lhe dar projecção”. N.N.

Silvano Mello (Brasil)

Silvano Mello (Desenho de Humor) Gazeta das Caldas

“O meu objectivo com o cartoon é levar à reflexão”

- publicidade -

Mello, do Brasil, arrecadou o segundo prémio na categoria de Desenho de Humor, com um cartoon onde mostra três sepulturas, uma delas em forma de serpente, junto a uma árvore com maçãs, algumas delas no chão. “A minha intenção foi a de fazer uma piada com um tema que é levado muito a sério, a religião, mais especificamente com a origem da vida, Adão, Eva e a serpente”, disse, destacando que o mais curioso é que estão os três sepultados lado a lado. “A cobra é sempre vista como a culpada, mas no cartoon, também teve direito a uma sepultura e com a sua forma”, remata sobre a obra premiada, “Cemitério Paraíso”, publicado no Super Notícia, no Brasil.
O cartoonista mostrou-se muito feliz com o prémio. “Foi o realizar de um sonho e sinto-me honrado”, disse, destacando que o WPC é muito importante e que está para o cartoon como os óscares estão para o cinema.
“Abre mais portas do que possa imaginar ao cartoonista”, disse, acrescentando que o seu trabalho passa a ser mais valorizado.
A partir de agora, o cartoonista começa a trabalhar para o próximo ano. “Costumo dizer que o meu trabalho é social, o meu objectivo com o cartoon é levar à reflexão, mas se provocar também o riso, melhor”, disse o autor que nos seus desenhos aborda sobretudo as temáticas da violência, discriminação e corrupção.
Mello gostou também da estadia nas Caldas. Foi a primeira vez que cá esteve e destaca a história, cultura da cidade e o povo muito amigável. “Julgo que é um óptimo sítio para acolher o evento”, remata. F.F.

Fadi Abou Hassan (Noruega

Fadi Abou Hassan (Desenho de Humor) Gazeta das Caldas

“A poluição é um crime para o nosso planeta”

Um cartoon que alerta para a poluição, da autoria do cartoonista FadiToon e denominado “Zebra…Deixando a nossa marca na natureza” foi o terceiro classificado na categoria de Desenho de Humor. “É um crime para o nosso planeta e o meu objectivo foi alertar para esse facto”, disse o autor que veio da Noruega, mas que tem origens na Palestina e Síria. Também por isso, nos seus cartoons tem a preocupação de falar sobre os problemas do Médio Oriente e dos direitos humanos. E agora também sobre Donald Trump, disse à Gazeta das Caldas, exemplificando com os dois trabalhos que estão em exposição no CCC. “Gosto dele porque é bom para caricaturar”, resume.
Esta foi a primeira vez que FadiToon veio a Portugal e garante que quer voltar porque as pessoas “são simpáticas e os lugares agradáveis”. F.F.

- publicidade -