Cinco sabonetes, com diversos aromas e feitos com água termal, foram os primeiros produtos a ser lançados, de uma gama de cosméticos naturais
Orvalho do Mar, Aromas da Praça, Bordalo, D. Carlos e Rainha D. Leonor dão nome aos cinco sabonetes lançados pelas Termas das Caldas, relacionados com a identidade caldense e com ingredientes da região. Para o sabonete Rainha D. Leonor foi escolhida a maçã de Alcobaça (numa parceria com a Frubaça através dos sumos da Copa) e a argila rosa para lhe dar a tonalidade que lembra o barro, numa alusão à lenda da fundação das Caldas. Os ingredientes utilizados para o sabonete D. Carlos, de cor amarelada, foram o sumo de maçã e pera e o óleo essencial de funcho, numa alusão à caça, que era um dos passatempos do monarca. Já o Aromas da Praça é composto por óleo de grainha de uva, óleos essenciais de laranja e de canela e caroço de azeitona moído, que lhe vai conferir uma textura diferente e características exfoliantes.
O sabonete Bordalo é preto. A tonalidade é-lhe dada pelo carvão ativado, numa alusão às suas atividades e algumas das suas figuras como o gato preto e a andorinha. De cor verde, e criado a partir de argila verde e do óleo essencial de alecrim, o sabonete recebeu o nome em latim do alecrim, rosmarinus officinalis, que quer dizer Orvalho do Mar e que alude também à Foz do Arelho. Estes produtos foram criados por Sandra Martins, responsável pela empresa Poção Mágica, depois de ter sido contatada nesse sentido, em agosto passado pelas Termas das Caldas. A cosmetologista reuniu depois com a artista caldense, Mariana Sampaio que fez as ilustrações para as embalagens.
O objetivo é criar produtos diferenciadores e tirar partido de todas as potencialidades da água termal
Estes são os primeiros produtos a ser lançados da gama de cosméticos com água termal, estando já em preparação dois cremes de rosto e um de corpo, que deverão ser lançados em setembro. A parte dos cremes de corpo e de rosto, óleos para usar nas massagens. Os cremes deverão ser lançados mais para o final do ano, a partir de setembro. “Já iniciámos alguns testes com a Faculdade de Farmácia, mas os cremes têm características diferentes dos sabonetes e exigem uma série de testes e análises, é um processo mais moroso”, explica Sandra Martins, acrescentando que depois haverá óleos corporais e para massagens. “Queremos criar mais produtos e diferenciadores e tirar partido de todas as potencialidades que a água termal pode oferecer”, referiu a cosmetologista que está a trabalhar pela primeira vez com água termal.
O objetivo é também utilizar estes produtos nos tratamentos de bem-estar termal. “Pretendemos potenciar a água, desenvolver as termas, criar um circuito com produtos feitos por nós e ajudar a economia local”, rematou o gestor das Termas em representação da autarquia, João Frade.
Com um custo unitário de 4,5 euros, estão a ser comercializados numa primeira fase pelas termas.






























