No concelho de Alcobaça multiplicam-se as propostas para os dias ou noites de Carnaval. Na cidade está já montada a tenda que acolhe a 2ª edição do Folia&Algazarra e que promete juntar junto ao Mosteiro milhares de foliões de todas as idades. A Benedita volta a apostar no corso nocturno, uma opção feita também em S. Martinho do Porto. Pataias volta a cumprir a tradição e promove os tradicionais corsos de Carnaval nas tardes de domingo e terça-feira, e não falta uma figura pública a reinar a festa. Vimeiro, Alfeizerão, Turquel, Rebelos, Bárrio e Maiorga são outros locais onde não vão faltar os animados desfiles.

No ano passado a colocação de uma tenda para as noites de Carnaval em frente ao Mosteiro de Alcobaça esteve longe de ser consensual. Mas o certo é que quem lá esteve garante que a iniciativa da autarquia foi um verdadeiro sucesso e que já fazia falta em Alcobaça algo que dinamizasse o Carnaval, depois de muitos anos em que os festejos se resumiram aos corsos infantis e à diversão nocturna.
Este ano – e não fossem os cortes orçamentais impedir que se armasse a tenda em Alcobaça – houve quem se apressasse a fazer uso das redes sociais e manifestasse no Facebook a vontade de se repetir a festa de 2010. Não terão sido os 1.100 membros com que o grupo contava ao início desta semana que terão levado a autarquia a manter a aposta iniciada no ano passado, mas o certo é que a tenda lá está, pronta para servir de palco às mais divertidas noites do ano, sempre com entrada livre.
Dedicada à “7ª Arte”, a segunda edição do Folia&Alg azarra lança aos foliões o desafio de se mascararem inspirados no fantástico mundo do cinema. E há um sem número de personagens, filmes, épocas ou estilos cinematográficos em que se podem basear. E depois, é só aparecerem, até 8 de Março, divertirem-se e dançarem ao som das músicas dos Engenheiros do Samba, seja em DJ Set seja em Live Act (noites de sábado e domingo), e candidatarem-se a um dos prémios para melhor fantasia que a autarquia volta a atribuir, cujo concurso decorre diariamente entre a meia-noite e a 01h00 (excepção feita para o concurso de máscaras infantis, na tarde de dia 8).
Ontem foi o dia dos mais velhos, com o Carnaval Sénior e um baile. A partir desta noite a festa é de todos e conta com a presença de várias colectividades do concelho e alguns dos bares da zona envolvente, convidados a explorarem um bar na tenda.
Hoje, 4 de Março, a manhã é das crianças das escolas de Alcobaça, que festejam o Entrudo a partir das 10h00. Às 22h00 arrancam as quatro noites de animação que se prolongam diariamente até às 04h00. Na terça-feira de Entrudo, dia 8, os festejos decorrem entre as 15h00 e as 24h00, sendo que a tarde é especialmente dedicada às crianças.
Ainda na cidade de Alcobaça, a quarta-feira de cinzas é mais uma vez assinalada com o Enterro do Entrudo, a partir das 21h00, com partida junto ao Mosteiro de Alcobaça. A organização é da autarquia e da Junta de Freguesia de Alcobaça.
ABCD volta a dinamizar corso na Benedita
Na freguesia da Benedita o Carnaval volta a festejar-se na noite de segunda para terça-feira, a partir das 22h00, numa organização da Associação Beneditense de Cultura e Desporto (ABCD). Muita animação e alegria, que combatam o frio que se tem sentido nas noites de Entrudo, é o que se espera numa iniciativa que tem atraído anualmente centenas de mascarados e milhares de espectadores.
Mais uma vez, a organização vai distinguir os melhores grupos e os melhores disfarces com os Cabés de ouro, prata e bronze. Todos os que quiserem participar neste corso devem inscrever-se até às 18h00 de amanhã, dia 5, na sede do ABCD ou através do telefone 969849010.
Já hoje, 4 de Março, os alunos do Agrupamento de Escolas Frei António Brandão, que junta as escolas das freguesias de Benedita, Turquel e Vimeiro, saem à rua para o habitual desfile infantil. E como este ano o tema do projecto educativo do Agrupamento passa pela descoberta das vivências e tradições passadas, as crianças vão mascarar-se como faziam os seus pais e avôs, à “Entrudo Trapalhão”. Roupas coloridas, velhas e do avesso, chapéus e gravatas, meias na cabeça… tudo serve para relembrar o Carnaval de outros tempos, num corso que percorre as principais ruas da vila.
Noites de festa nas ruas de São Martinho
A Junta de Freguesia de São Martinho promove dois corsos nocturnos, nas noites de 5 e 7. Com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça e dos comerciantes locais, a marginal da vila acolhe, a partir das 21h30, os habituais desfiles da época, onde não vão faltar o colorido dos disfarces e a alegria contagiantes dos festejos de Entrudo.
Em Alfeizerão, ali bem perto, é nas tardes de 6 e 8 de Março que os mascarados saem às ruas, num corso onde também marcam presença os habituais carros alegóricos. Com entrada livre, os desfiles de Carnaval vão realizar-se na Praça Joaquim André dos Santos e são organizados pela Comissão dos Amigos do Carnaval de Alfeizerão.
Casal dos Ramos, Turquel, Vimeiro, Bárrio, Aljubarrota são localidades onde também se promovem os já tradicionais bailes e corsos de Carnaval, nas várias noites de folia e nas tardes de domingo e terça.
Cantor dos Anjos é Rei em Pataias
Em Pataias, onde todos os anos se assiste ao mais elaborado e vistoso Carnaval do concelho de Alcobaça, o destaque deste ano vai para a participação de Sérgio Rosado, dos Anjos, como Rei do Carnaval. A ele junta-se, como Rainha da festa, Marta Duarte, uma jovem residente em Pataias há vários anos e presença habitual num dos mais numerosos grupos que anualmente animam o Carnaval de Pataias.
Nas tardes de 6 e 8 de Março, são cerca de 800 os foliões esperados na Avenida Rainha Santa Isabel, divididos em cerca de 15 grupos. Os desfiles têm início marcado para as 15h00 e a entrada é paga.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt






























