Tasquinha do Arneirense foi a melhor da Festa de Verão

0
731
Tasquinhas Vencedoras

A fachada de azulejos de um prédio de primeiro andar recriada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Arneirense venceu o concurso da melhor tasquinha participante este ano na Expotur – Festa de Verão, que decorreu na Expoeste entre os dias 6 e 15 de Agosto.

O segundo lugar foi para a tasca ao lado, do Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Oleiros” – que pertence ao Arneirense – que representaram uma adega, onde não faltavam expostos vários utensílios ligados à produção do vinho e ao campo.

A terceira posição foi atribuída à Associação Cultural e Desportiva “O Moinho” da Portela (Santa Catarina).

- publicidade -

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas (dado que a classificação estava muito próxima do terceiro lugar e destacadas das dos restantes), à tasquinha da Associação de Solidariedade Social da Foz do Arelho e à Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Santo Onofre.

Este ano a avaliação foi diferente das edições anteriores, que se resumia à votação entre as tasquinhas participantes daquelas que consideravam mais originais. Desta vez, além da votação das colectividades participantes, foi também tido em conta a higiene e segurança alimentar, numa avaliação realizada por uma empresa especializada, e a avaliação da confecção dos produtos regionais por elementos do pólo caldense da Escola de Turismo do Oeste.

Outra das novidades desta Expotur foi ao nível da farda dos participantes. A Câmara das Caldas, que organiza o evento, garantiu aventais iguais para as pessoas que se encontravam a trabalhar durante o certame, de modo a transmitir uma marca de uniformidade.

Os grupos locais de música popular e cantores da região, garantiram a animação musical e fizeram do palco da Expoeste um local privilegiado para divulgar o seu trabalho. Também o folclore é uma constante no evento, dando também a conhecer a tradição e cultura de outros países, com o festival internacional, que este ano trouxe grupos do México, Geórgia Argélia e Bulgária.

O vereador Hugo Oliveira faz um balanço positivo da Festa de Verão, estimando que terão passado pela Expoeste entre 150 a 200 mil pessoas. Embora no início tivesse algum receio que a crise pudesse desmobilizar os visitantes, esta acabou por não se fazer sentir. De acordo com o autarca, a segunda-feira (9 de Agosto) foi o dia mais fraco, mas logo a seguir houve um crescendo, com o Dia do Emigrante (a 11 de Agosto) a registar uma verdadeira enchente.

Em ano de crise a autarquia teve que apertar o cinto e reduziu o custo com o evento em 20%, cifrando-se nos 86,8 mil euros.

Hugo Oliveira promete que para o ano haverá mais novidades, garantindo a inovação do certame e não descarta a hipótese de haver também alterações ao nível da entrega dos prémios, que poderá passar por uma separação dos critérios em análise.

 

- publicidade -