Tandoor – o forno típico do norte da Índia

0
2695
Gazeta das Caldas
Chetam Rana e Smitá Coissoró mostrando as sobremesas criadas pelo chefe hindu

O restaurante Monte Horeb, no Nadadouro, dedica-se à comida indiana e possui um Tandoor, um forno de barro que é originário do norte da Índia. A comida feita naquele tipo de forno tem um sabor especial, a começar pelo pão Nan que é cozido nas próprias paredes. Nele fazem-se também vários pratos de frango grelhado, tipicamente indianos e que são marinados de véspera em iogurte natural com especiarias.

Gazeta das Caldas
O forno Tandoor tem as paredes em cerâmica onde se coze o pão Nan

“A minha mãe mandou vir o nosso Tandoor directamente do norte do Índia”, disse Smitá Coissoró, uma das responsáveis pelo Monte Horeb, dando a conhecer que a mãe, Teresa Brandão (já falecida) era fã e defensora da comida indiana. Só que o forno, que tem as paredes revestidas a cerâmica, necessita de formação específica pois é preciso saber controlar temperaturas e manusear espetos.
Algo que Chetam Rana, 26 anos, sabe fazer com perfeição dado que é um cozinheiro indiano que está a trabalhar há seis meses no Monte Horeb. Oriundo de Bhalixana, encontrava-se a trabalhar no Cidade de Goa, num hotel de cinco estrelas situado na praia, onde era um dos chefs especialistas no tandoor.
“Convidei-o logo para vir trabalhar para o Monte Horeb, convite que foi aceite”, disse Smitá Coissoró. A forma ágil com que Chetam Rana manejava os espetos e fazia o pão, tudo em grande escala, impressionou a responsável pelo restaurante no Nadadouro.
O anterior cozinheiro da casa era de Goa e, portanto, nunca deu uso ao forno. Agora é ver Rana a usá-lo diariamente, fazendo pão Nan a partir de farinha de grão e que é depois cozido nas suas paredes, colocado e retirado com o auxílio de uma almofada de pano. O forno atinge altas temperaturas e o carvão fica incandescente, através de gás. O seu formato interior lembra uma ânfora. “Rana só confecciona na hora para tudo ir acabado de fazer para à mesa”, disse Smitá Coissoró sobre este especialista em Tandoor.
Do forno, o pão vai directo para a mesa dos clientes. “Utiliza-se sobretudo para fazer pão e pratos de frango”, explicou o chef indiano.
Da ementa do restaurante fazem parte o frango tika e o tandoor, ambos marinados de véspera em iogurte natural e especiarias. Os pedaços de frango destes pratos são grelhados em espetos.
Este tipo de forno também é muito utlizado na região do Punjab (Paquistão).

Religião tem influência na ementa

- publicidade -

A vinda de Chetam Rana para o Monte Horeb teve outras implicações na ementa do restaurante porque este chef “é hindu enquanto que o chef anterior, o José, era católico”, disse Smitá Coissoró, explicando que o primeiro só faz pratos vegetarianos, recusando-se a cozinhar porco ou vaca. Há um pequeno senão: há pratos indianos que se fazem a partir de vísceras animais, como é o caso do Sarapatel e o novo cozinheiro simplesmente não toca na carne. Em compensação tem introduzido deliciosos pratos do norte da Índia e alguns típicos de Caxemira, feitos à base de cubos de queijo fresco de cabra que são marinados em molho de tomate e temperados com várias especiarias, ou outros que levam molho de iogurte e pimentas picantes. Tudo saboroso e de cores intensas, devido à utilização das especiarias.
Para beber, Chetam Rana também trouxe à carta do Monte Horeb um Lassy de Manga, bebida feita com iogurte líquido, leite, gelo e manga.
Entre outras inovações o chef introduziu uma sopa de tomate picante, temperada com coentros. Trata-se de uma criação indiana quente e deliciosa que agrada ao paladar ocidental. Chetam Rana apresenta também duas sobremesas, uma a lembrar o tradicional arroz doce, mas de sabor intenso por causa das especiarias.
O restaurante do Monte Horeb abriu ao público em 2003 e esteve fechado entre 2009 e 2017. Reabriu há um ano e actualmente a maioria dos seus clientes são estrangeiros: ingleses, franceses, belgas e holandeses. Em último lugar estão os portugueses e são sobretudo oriundos de Leiria, Lisboa ou Santarém. Smitá Coissoró diz que o projecto do Monte Horeb, iniciado pelos seus pais, Narana Coissoró e Teresa Brandão, vai futuramente evoluir para alojamento local. No Inverno, a responsável pensa também em disponibilizar aos clientes serviço de take-away de comida indiana.

- publicidade -