Também há uma Gazeta no Estabelecimento Prisional das Caldas

0
662

A Gazeta do Recluso, jornal do Estabelecimento Prisional das Caldas que começou a ser desenvolvido por uma turma de reclusos em 2016, continua este ano com o nome A Nossa Gazeta. Este é um projecto que é acompanhado por um professor que dá aulas no EP, sendo a publicação impressa na Escola D. João II e apenas distribuída dentro da cadeia. Todos os artigos são escritos exclusivamente pelos reclusos que integram a “equipa de redacção” deste jornal.
Gazeta das Caldas teve acesso ao número de Novembro de 2017, que incluiu artigos sobre o Museu da Cerâmica das Caldas e a Foz do Arelho, mas também notícias que dão conta de algumas actividades realizadas no próprio Estabelecimento Prisional.

Sessões de aconselhamento sobre automedicação ou doenças infecto-contagiosas e os festejos de São Martinho foram algumas das iniciativas internas noticiadas neste jornal.
Na edição de Novembro pode ler-se também que Portugal ganhou pela primeira vez o prémio de melhor destino europeu dos World Travel Awards (os óscares do turismo) e que o Web Summit passou por Lisboa no início daquele mês. Há ainda uma coluna dedicada às curiosidades – que neste número apresenta uma breve nota sobre Rafael Bordallo Pinheiro – e na secção de arte e cultura são apresentadas sugestões de livros e filmes.
As últimas páginas incluem as notícias desportivas (neste caso apresentam-se as 32 selecções que irão disputar o Mundial de 2018 de futebol) e alguns passatempos, como jogos de diferenças e sudoku.
Depois de impressa, A Nossa Gazeta é afixada em tamanho A3 na ala prisional e distribuída num formato mais pequeno por todas as celas, incluindo a biblioteca do Estabelecimento Prisional.

- publicidade -