Início Sociedade Tacho Solidário ajuda carenciados

Tacho Solidário ajuda carenciados

0
Tacho Solidário ajuda carenciados
Os jovens recolhem bens de primeira necessidade, preparam as refeições e organizam grupos de distribuição | DR

Um grupo voluntário da Dagorda (Cadaval) juntou-se para criar o Tacho Solidário, destinado a reunir alimentos doados por comerciantes locais e a confeccionar refeições na escola. Depois distribuem comida feita e cabazes a pessoas carenciadas do Cadaval e de outros concelhos.
O Tacho Solidário surgiu de uma conversa entre Rita Pereira e Cláudia Fernandes, ambas da Dagorda, enquanto decorriam as confissões para a primeira comunhão na igreja local, e que logo se estendeu às boas vontades de várias pessoas.
No Tacho Solidário há uma pastelaria e uma padaria que oferecem bolos e pão, um particular que doou 120 ovos, um talho que deu carne e três voluntárias que fizeram 140 taças de arroz doce. O agrupamento de escolas do Cadaval cedeu as instalações para ali ser feita a comida e as quatro funcionários da escola prontificaram-se para, após o horário de trabalho, confeccionarem as refeições.
Na primeira distribuição foram entregues 60 refeições (frango guisado com massa e uma sopa de legumes) e 10 sacos de mercearias em Torres Vedras, a 2 de Julho. Uma semana depois, o grupo (que conta já com 12 elementos) foi a três praças de Lisboa, na zona da Sé, dos Anjos e no Cais do Sodré, proporcionar uma refeição quente a cerca de 120 sem-abrigo.
A equipa está a organizar grupos na Sobrena (Cadaval) na Vermelha (Cadaval) e em Campelos (Torres Vedras).
A distribuição é feita todas as segundas-feiras. Actualmente o Tacho Solidário necessita de uma carrinha às segundas-feiras, entre as 19h00 e as 23h00. Em comunicado, o grupo fez notar que está receptivo aos “restaurantes e pastelarias que tenham sobras ao domingo, e que queiram partilhar com aqueles que mais precisam”. Para tal devem contactar a organização através da página de Facebook. Essa é também a forma de requerer que o Tacho Solidário chegue a outros locais.
O grupo salienta que consegue que os jovens, por algumas horas, se distanciem das redes sociais e o “retorno das pessoas, com as quais nos cruzamos, faz-nos pensar que é preciso tão pouco para fazer alguém, nem que seja por algumas horas, um pouco mais feliz”.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.