Os jovens estiveram na Praia da Foz do Arelho durante a manhã de 12 de Agosto

Um grupo de vários jovens marcou presença na praia da Foz do Arelho, no passado dia 12, numa acção de sensibilização para a sustentabilidade ambiental com recurso à limpeza do meio envolvente. Aquela iniciativa, que envolveu qualquer coisa como 700 participantes a nível nacional, assinalou o Dia Internacional da Juventude. A poucos quilómetros de distância, em S. Martinho do Porto, foram os jovens lusodescendentes a dar o exemplo de cidadania e a realizar inquéritos sobre as melhores práticas ambientais

O tema escolhido para este ano assinalar o Dia Internacional da Juventude foi o “Compromisso da Juventude para uma Acção Global”, com o objectivo de sensibilizar a juventude para a sustentabilidade ambiental. Partindo desse mote, o Instituto Português da Juventude (IPDJ), juntamente com o Conselho Nacional da Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis, promoveram uma mega acção nacional nas praias. Ao todo, mais de 700 jovens dinamizadores, divididos em grupos, estiveram espalhados por mais de 35 praias. Na região Oeste a praia escolhida foi a da Foz do Arelho, onde os participantes estiveram entre as 10 e as 13 horas, a dinamizar as acções de sensibilização junto de outros jovens e transeuntes.
Para além da limpeza do areal, foi feita uma auscultação aos jovens, que responderam a um questionário, nos seus smartphones ou tablet através de um QR Code, tendo como base o tema o “Compromisso dos Jovens para a Ação Global”.
Estiveram nesta acção 15 jovens das Caldas da Rainha, juntamente com participantes das outras instituições ligadas à juventude e elementos da Associação Mais Cidadania num momento de partilha de boas práticas, com a entrega do Prémio #CidadaniaJovem, promovido pela Associação Mais Cidadania, no âmbito do programa da Fundação Calouste Gulbenkian, “Cidadãos Ativos”.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, as actividades contaram com a presença de cerca de 250 jovens, entre dinamizadores e participantes. Para além da Foz do Arelho, também decorreram acções em praias de Mafra e Sintra (Lisboa), nas praias fluviais de Alcanena e Mação (Santarém) e Costa da Caparica (Setúbal).

PARTICIPAÇÃO CONSCIENTE E RESPONSÁVEL

À Gazeta das Caldas o IPDJ referiu que as “expetactivas foram alcançadas, tendo sido fundamental e contribuído para o sucesso deste evento a parceria com as diversas entidades da região, bem como o facto dos jovens terem participado de uma forma consciente e responsável”.
Também a nível nacional, o balanço da acção “é bastante positivo”, apesar das condições climatéricas em algumas das praias, não terem sido as melhores. “Os jovens assinalaram este dia da melhor forma, tendo em conta o contexto atual em que nos encontramos. Contribuíram, com responsabilidade, para alertar os seus pares para a questão da sustentabilidade ambiental, tão importante e fundamental para o futuro de todos”, conclui.

LUSODESCENDENTES LIMPAM PRAIA DE S. MARTINHO DO PORTO

- publicidade -

A data foi também assinalada em S. Martinho do Porto por um grupo de 44 jovens lusófonos e lusodescendentes, que dinamizaram acções de sensibilização ambiental.
Oriundos de oito países (Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Áustria e Alemanha), grupo desdobrou-se, durante a tarde de 12 de Agosto, em actividades de limpeza de praia assim como distribuição de material reutilizável e realização de inquéritos a jovens sobre as melhores práticas ambientais.
Os jovens estão de visita à região Oeste e ao concelho no âmbito do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes, promovido pela Cap Magellan, que decorreu entre os dias 10 e 14 de Agosto.
A vereadora da Educação e Acção Social da autarquia de Alcobaça, Inês Silva, enalteceu a presença dos lusodescendentes e a sua preocupação com as questões ambientais. “Estes jovens são oriundos de outras realidades e contextos no seu país de residência, mas o sangue português corre-lhes nas veias e mostraram-se sensibilizados com o rico património do concelho de Alcobaça”, refere, citada em nota de imprensa da autarquia.

- publicidade -