O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) capturou, a 7 de Agosto, nas Caldas da Rainha, um cidadão brasileiro de 30 anos, Marcus Xavier, que é suspeito de ter assassinado o jornalista Valério Luiz, há dois anos, no Brasil.
O Ministério Público brasileiro decretou, em Março, a prisão preventiva do suspeito, emitindo um mandado de prisão internacional, depois de este ter saído do Brasil.
Segundo a Gazeta das Caldas apurou, a detenção nas Caldas terá sido feita com o máximo de discrição, embora o indivíduo tenha fugido da casa que habitava, junto ao beco da Fé, quando percebeu que o queriam prender.
Segundo declarações de um responsável do SEF à agência Lusa, o homem “pôs-se em fuga, saltando de uma altura de um terceiro andar para as traseiras da sua residência e descendo através das varandas dos outros andares do mesmo imóvel”.
Na fuga terá sido auxiliado por um conterrâneo (também residente nas Caldas da Rainha e cujo local de trabalho se situa perto da casa do homicida), que “o transportou de carro para um local afastado”, refere ainda a Lusa. No entanto, acabou por ser apanhado.
O paradeiro do brasileiro terá sido descoberto depois de terem aparecido nas redes sociais algumas fotografias dele e da sua família nesta região. As imagens foram colocadas no facebook pela sua mulher, cujo perfil foi entretanto apagado daquela rede social.
A justiça brasileira deverá agora requerer a extradição do suspeito às autoridades portuguesas.
Segundo os jornais brasileiros, Marcus Xavier é suspeito de ter estado envolvido no assassinato de Valério Luiz, um jornalista desportivo executado com sete tiros a 5 de Julho de 2012, quando saía da Rádio Jornal 820 AM, onde trabalhava. Em causa estarão comentários feitos pela vítima sobre a então direcção do clube Atlético Goianiense.
Funcionários evitam assalto na Venézia
Na passada sexta-feira, 8 de Agosto, um homem tentou roubar dinheiro da caixa registadora da Venézia, mas foi agarrado pelos funcionários que evitaram assim o assalto. O ladrão acabou por fugir sem levar nada.
Na noite anterior, às 21h20, a PSP das Caldas deteve um jovem de 18 anos que espetou uma faca de cozinha no ombro de um outro indivíduo, de 27 anos, na sequência de uma discussão.
A EDP apresentou na GNR das Caldas, a 4 de Agosto, uma queixa pelo furto de cabos eléctricos da via pública. No mesmo dia assaltaram uma casa na Benedita e outra em Cela (Alcobaça).
No dia seguinte a EDP apresentou mais quatro queixas pelo furto de cabos eléctricos, em Salir de Matos, Alvorninha, Carvalhal Benfeito e Santa Catarina. A GNR de Óbidos também recebeu uma denúncia por causa de uma burla na Internet relacionada com uma casa de férias.
Em São Mamede (Bombarral) três indivíduos fizeram-se passar por familiares de um genro de uma idosa e conseguiram entrar na sua residência, tendo furtado vários artigos em ouro e dinheiro.
Ainda a 5 de Agosto foi assaltada uma casa em Alvorninha e um furto ao interior de um veículo em São Martinho.
No dia 6 foram assaltadas também três casas, uma na Benedita, outra em Carvalhal Benfeito e ainda outra em Évora de Alcobaça. Na Foz do Arelho roubaram um carro. Nesse dia foram também apresentadas duas queixas pelo furto de cabos eléctricos, em Alvorninha e em Sobral da Lagoa.
No Vimeiro (Benedita) houve uma tentativa falhada de furto de uma caixa Multibanco. Em Alvorninha foi roubado fio de cobre da EDP. A GNR das Caldas recebeu uma queixa, de um morador na Serra do Bouro, que fez uma encomenda pela Internet e nunca recebeu a mercadoria que pagou antecipadamente.
Uma casa foi assaltada a 8 de Agosto em Santa Catarina. No dia 9 foram assaltadas duas viaturas no Baleal. No dia seguinte houve um furto ao interior de um veículo em Óbidos.
De 4 a 10 de Agosto a GNR das Caldas da Rainha registou, na área do seu destacamento territorial, 42 acidentes, dos quais resultaram 14 feridos ligeiros. Durante este período foram testados 984 condutores, dos quais 50 tinham uma taxa de alcoolémia superior ao legalmente permitido. A 10 de Agosto a GNR realizou a operação Baco, durante a qual foram fiscalizados 251 condutores, tendo registado 11 infracções à legislação rodoviária.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























