A Polícia Judiciária está a investigar as causas da morte de um jovem de 23 anos, de nacionalidade bielorrussa, que foi encontrado inanimado, juntamente com dois amigos portugueses, no anexo de uma casa em A-dos-Francos, na manhã de 8 de Dezembro.
As suspeitas são de que estes tenham sido intoxicados por monóxido de carbono, tendo em conta que foi encontrado naquele local um braseiro, que teria sido ali colocado para aquecer o ambiente.
Segundo o comandante adjunto dos bombeiros das Caldas, José António Silva, o alerta para a ocorrência foi dado pouco antes das 13h00. A avó de um dos feridos, moradora em A-dos-Francos, telefonou para o 112 depois de encontrar os jovens (que tinham vindo passar o fim-de-semana prolongado na região) inconscientes.
Para o local foram deslocadas três ambulâncias e a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) que assistiram as vítimas. O jovem bielorrusso estava em paragem cardio-respiratório e as manobras de reanimação não tiveram resultados, morrendo no local. Os outros dois feridos, um considerado grave e o outro ligeiro, foram transportados para o hospital das Caldas, onde estiveram até serem transferidos para a área da Grande Lisboa onde vivem.
Ainda não há certezas de que tenha sido o monóxido de carbono do braseiro a causar a morte do indivíduo, mas tendo em conta que os três jovens foram encontrados inconscientes, esta deverá ser a conclusão da investigação.
Detidos suspeitos de assaltos a casas
Um homem de 42 anos foi detido pela PSP das Caldas, na tarde de 8 de Dezembro, por ser alegadamente o autor do furto ao interior de uma casa nesta cidade. O ladrão terá roubado artigos e objectos em ouro, avaliados em cerca de 47 mil euros, parte dos quais foram recuperados pela polícia e entregues ao proprietário.
Dois dias antes, a polícia da Nazaré também tinha detido um indivíduo de 25 anos por suspeitar que este tinha assaltado uma casa na vila. Ao homem foram apreendidas diversas ferramentas, avaliadas em cerca de 2000 euros, que foram entregues ao proprietário.
A 1 de Dezembro foi assaltado um armazém industrial na Benedita, tendo sido furtado gasóleo, baterias e várias ferramentas e equipamentos.
No dia 2 a PSP das Caldas recuperou dois carros que tinham sido furtados na madrugada anterior. Na Atouguia da Baleia furtaram um carro que foi recuperado pouco depois no Baleal.
Uma máquina de venda de tabaco e vários produtos alimentares e bebidas foram furtados de um café em Cós (Alcobaça) a 5 de Dezembro. No Bombarral furtaram um carro. No dia seguinte foi furtada outra viatura na Atouguia da Baleia.
Duas pessoas ficaram desalojadas, a 6 de Dezembro, na sequencia de um incêndio na sua residência em Turquel. Estas acabariam por ficar alojadas em casa de familiares, não tendo sofrido quaisquer ferimentos. No mesmo dia, e também em Turquel, foi detido um homem, por injúrias aos guardas que se tinham deslocado à sua casa devido a uma situação de violência doméstica.
No dia 4, pelas 20h55, a PSP de Peniche deteve um homem de 49 anos por se ter recusado a efectuar o teste de alcoolémia.
De 1 a 7 de Dezembro a GNR das Caldas registou 29 acidentes, dos quais resultaram seis feridos ligeiros e um grave. Durante este período foram testados 163 condutores, nenhum dos quais registava uma taxa de alcoolémia superior ao legalmente permitido.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























