Desde o início do mês de Outubro que o restaurante Prova dos Sentidos oferece, em exclusivo, jantares de sushi. Há algum tempo que Ricardo Leitão e Sara Coto (o casal responsável pelo restaurante) pensava em apostar em jantares temáticos que são agora possíveis à segunda-feira. Antes este era o dia em que o restaurante estava fechado mas agora dedica-se a apresentar aos clientes ementas deste tipo de culinária japonesa.
O sushi tem a sua origem numa antiga técnica de conservação do peixe em arroz avinagrado. Este último tal como hoje é conhecido possui 200 anos e era inicialmente vendido em barracas, como comida de rua no que actualmente se designa por fast food.
O sushi é feito com arroz temperado com molho de vinagre, combinado com vários tipos de peixe, frutos do mar e vegetais. É servido com molho de soja e (tempero em pasta utilizado na culinária japonesa e que é feito a partir da planta wasabia japónica).
“Servimos jantares a partir das 19h30 e aconselhamos os nossos clientes a reservar”, disse Sara Coto, satisfeita com a grande adesão ao primeiro jantar temático, que lhe encheu a casa com reservas até mais tarde.
Na noite dedicada à comida japonesa não há outro tipo de ementa, excepto um prato tradicional dedicado às crianças. “As restantes propostas são apenas de sushi”, avisou Sara Coto. O serão é pois dedicado para provar temakis, makis, uramakis, nigiris ou sashimi – que são variações que contêm arroz, vários tipos de peixe cru e algas – como base da confecção. As peças podem ser acompanhadas por chá verde, cerveja japonesa ou sake e ainda há uma sugestão de um vinho branco (da região de Toledo-Espanha) que é próprio para acompanhar sushi.
A refeição de sushi tem preços acessíveis. O preço por pessoa ronda entre os 11 e os 13 euros, mas há várias propostas de combinados que dão para três a quatro pessoas e que custam 35 euros.
Apostar em eventos na Praça enquanto há bom tempo
A empresária considera que as Caldas da Rainha está a precisar de “propostas inovadoras e diferentes, que poderiam ser apoiadas pela própria autarquia”. E dá o exemplo de concertos ou de bancas dos estabelecimentos vizinhos na Praça da Fruta, tirando proveito do bom tempo, sempre que este existir.
“No Verão acho que estas actividades de animação poderiam até realizar-se todos os fins de semana”, disse a responsável. No Inverno é preciso apostar mais na divulgação das iniciativas, dando a conhecer o que está a acontecer.
“Há, por exemplo, um grande pólo turístico que é a praia de El’Rey e noto que as pessoas se deslocam sobretudo para Óbidos. Era importante que viessem também para as Caldas”, disse a responsável.
O restaurante Prova dos Sentidos existe há quatro anos e Sara Coto considera que têm feito “casa”.
“Creio que por agora somos o único espaço com chef a confeccionar sushi ao vivo, com regularidade”, comentou Sara Coto, explicando que será uma experiência para continuar enquanto houver público interessado.
Na cidade há mais dois espaços onde é possível comer sushi (um restaurante chinês junto à Rodoviária e outro no Vivaci).
João Franco, 27 anos, é de Santarém e há seis meses que aprendeu a confeccionar sushi. Antes de se de se dedicar à comida japonesa, cursou Artes Plásticas na Escola Superior de Educação de Santarém. “Comecei como empregado de balcão num restaurante onde havia sushi e pedi para aprender, numa espécie de complemento à minha formação artística”, disse o cozinheiro. João Franco pretende levar sushi a vários espaços e eventos e também se ocupa de outro tipo de catering.
O Restaurante Prova dos Sentidos fica na Rua General Queirós, nº 50 e as reservas podem ser feitas através do tel. 262401157.






























