Sto. Antão de Salir superou expectativas

0
495
notícias das Caldas
Um Janeiro pouco frio ajudou a que muitos participassem na festa

A Festa de Sto. Antão em Salir de Matos, que se realizou nos dias 15 e 16 de Janeiro, não poderia ter corrido melhor, tendo superado as expectativas da organização. A festa foi animada, o tempo ajudou e os visitantes adquiriram o chouriço feito pela população do concelho que ajuda a paróquia local oferecendo  voluntariamente a mão de obra para as festividades, desde a feitura dos enchidos até à desmontagem da festa.
A tenda gigante onde foram cortados em pequenos pedaços os 25 porcos que originaram os 4200 quilos de carne deu lugar, durante o fim-de-semana, a um mega restaurante onde na ementa não faltou frango, caldo verde ou sopa da pedra. Mas o chouriço é que é o rei da festa, seja para levar para casa seja para assar e comer no local como faz parte da tradição. Há assadores pelo recinto e banca onde se adquire o pão e bom  vinho para regar a merenda.
No largo, onde se venderam os enchidos, a 10,50 euros o quilo, o Jardim de Infância de Salir de Matos aproveitou para realizar uma quermesse cujo lucro reverte para equipar aquele equipamento pré-escolar.
Ao todo foram vendidos os 1500 quilos de chouriço e, pagas as despesas, a paróquia arrecadou cerca de oito mil euros que vão contribuir para a construção de um edifício de apoio que terá um grande salão, salas para a catequese, apoio social e conferências.
O lucro obtido foi similar ao do ano anterior pois a animação, que tantos populares atraiu, também foi mais cara  do que em 2010. No Sábado à noite actuaram os Lords e na tarde de Domingo, a Tuna Académica da Universidade de  Évora.
Segundo Carlos Sábio, da organização da festa, “gostaríamos que a burocracia não nos  impedisse de iniciar a construção do novo edifício da paróquia ainda este ano”.
N.N.

- publicidade -