Souto Moura desenha hotel de luxo no Mosteiro de Alcobaça

0
902

O arquitecto Eduardo Souto de Moura foi o escolhido para desenhar o hotel de luxo que irá ser criado no Mosteiro de Alcobaça.
Depois de ser o responsável pelos projectos de reconversão do Convento das Bernardas em Tavira e o Convento de Santa Maria do Bouro em Braga, o arquitecto que conquistou o prémio Pritzker 2011 – maior galardão mundial na área da arquitetura -, irá agora apresentar um ante-projecto até Fevereiro do próximo ano.
Um júri, constituído pela Direção-Geral do Património, Direção-Geral do Tesouro e Câmara de Alcobaça, irá então avaliar a qualidade técnica do mesmo. Caso o projecto desenhado pelo arquitecto do hotel do Bom Sucesso em Óbidos, seja aprovado, a concessão será adjudicada à Visabeira, que terá um ano para finalizar o projeto.
Em conferência de imprensa promovida para o efeito, o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, referiu que “esta contratação garante que o projeto vai ser de altíssima qualidade e de um grande nível arquitectónico, garantindo um turismo específico”.
A Visabeira Turismo foi a única empresa concorrente válida (que cumpriu requisitos mínimos de capacidade financeira e técnica) para o concurso lançado em Maio, pela Direcção-Geral do Património Cultural.
A empresa sedeada em Viseu garante a concessão por 50 anos, pagando uma renda e garantindo as despesas associadas ao projecto.
Estima-se que o hotel esteja pronto em 2019, estando previsto um ano para o planeamento e três para as obras.
O projecto do hotel de luxo (quatro ou cinco estrelas) com 80 quartos no Claustro do Rachadouro, na ala sul do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça prevê um investimento de 15 milhões de euros e poderá criar 70 postos de trabalho.

- publicidade -