Sorrisos e música na apresentação do livro da Gazeta das Caldas sobre bandas filarmónicas e ranchos folclóricos

0
972

Mais de 250 pessoas estiveram presentes na apresentação do livro da Gazeta das Caldas no CCC, numa cerimónia que serviu também para comemorar os 93 anos deste semanário e da sua irmã gémea (que foi fundada no mesmo dia e ano), a Banda Filarmónica das Gaeiras, a qual brindou os presentes com um concerto. A noite teve os discursos da praxe, alternados por momentos musicais, e caracterizou-se sobretudo por muitas palmas e uma contagiante alegria.

 

Foi ao som da Banda das Gaeiras, que esperou pelo público ao cimo das escadas do CCC, que a noite começou e foi com um concerto desta banda que a noite terminou. Na impossibilidade de actuarem os 17 ranchos e sete bandas filarmónicas retratadas no livro, foi à agremiação gaeirense que a Gazeta das Caldas dirigiu o convite para animar a noite, tendo em conta que foi também no dia 1 de Outubro de 1925 que aquela banda foi fundada. José Luís de Almeida e Silva, director da Gazeta das Caldas, chamou-lhe “irmã gémea”.
Mas havia também um grupo de nove músicos – com cinco acordeões, uma gaita de foles, um cavaquinho, uma viola tueira e um almude – que emprestaram igualmente muita animação ao evento e, estes sim, representantes de praticamente todos os ranchos folclóricos das Caldas da Rainha e de Óbidos, dado que os seus elementos tocam em diferentes grupos.

 

 

- publicidade -