Soroptimist das Caldas e de Itália desenvolvem projecto de ajuda a doentes oncológicas

0
654
Gazeta das Caldas
Os elementos dos grupos soroptimist caldense e italiano, que agora estão geminados

Os clubes Soroptimist Internacional das Caldas da Rainha e de Parma (Itália) vão desenvolver o projecto “Lenços de Vida – Sciarpe de Vita”, destinados a oferecer a doentes oncológicas em fase de tratamento e de crescimento capilar. A ideia foi apresentada pelo clube caldense ao seu congénere italiano durante a visita que este último fez às Caldas, no passado dia 15 de Setembro, integrado no programa de geminação que existe entre os dois.

Nove elementos do clube Soroptimist Internacional de Parma (entre eles a presidente Anna Maria Ferrari) estiveram de visita às Caldas no âmbito da geminação entre os dois clubes, oficializada no início do mês. Depois de conhecerem o trabalho desenvolvido pelo clube caldense, as italianas foram convidadas a participarem num projecto conjunto, designado “Lenços de Vida – Sciarpe de Vita”, destinados a oferecer a doentes oncológicas em fase de tratamento e de crescimento capilar. O objectivo é o de “facilitar este processo tão doloroso para a mulher que é o corte do cabelo, que interfere com a sua auto-estima e o incómodo do uso de cabeleira, que por vezes se torna demasiado quente”, referiu Ina Vasques, presidente do clube caldense.
Num período tão delicado do tratamento da doença, é importante uma mulher sentir-se bem consigo mesma, pelo que os lenços podem ser vistos como acessório de moda e como contributo para a sua auto-estima e bem estar emocional.
Ainda no âmbito da iniciativa de apoio a doentes oncológicos, foi dado a conhecer o Projecto Olha-Te. Célia Antunes, a mentora deste projecto desde 2010, apresentou-o às soroptimist italianas, destacando que apoiam gratuitamente doentes oncológicos e familiares directos, através de actividades expressivas, promotoras de bem estar físico e emocional. Ao longo destes anos a associação tem desenvolvido também sessões fotográficas, exposições, leilões, workshops, conversas temáticas, palestras, rastreios, actividades físicas e caminhadas.
Célia Antunes já obteve o reconhecimento do Soroptimist Internacional, ao ser premiada em 2014 com o Prémio Teresa Rosmaninho e integrou o clube caldense nesse ano.
O programa incluiu ainda uma visita ao Parque D. Carlos I, à Praça da Fruta, à Igreja N. Senhora do Pópulo, à Fábrica Faianças Bordalo Pinheiro, e almoço no restaurante Afinidades, onde o clube caldense assinalou o seu 11º aniversário.

- publicidade -