Depois da serra do Bouro, agora foi a vez de roubarem dois sinos da igreja matriz da Amoreira, em Óbidos.
Localizada à entrada da localidade, no ermo da povoação, a igreja de Nossa Senhora de Aboboriz está um pouco isolada e os moradores só deram pela falta dos sinos quando repararam na calçada partida no local onde estes terão caído quando foram furtados. O furto terá acontecido durante a semana passada.
“Eles devem ter atirado os sinos para o chão quando os levaram”, comentou o presidente da Junta da Amoreira, José Simões. “Só ficou o sino maior”, adiantou o autarca, que não sabe precisar o peso dos objectos roubados. “São muito antigos, porque desde sempre me lembro de os ver”, disse.
O presidente da Junta está indignado, até porque este fim-de-semana a igreja voltou a ser assaltada. “Arrombaram as portas e só levaram um saco de moedas”, contou à Gazeta das Caldas. O autarca lamenta estas situações de insegurança e recorda que até jazigos já foram assaltados no cemitério da freguesia.
A igreja de Nossa Senhora de Aboboriz terá sido fundada nos primórdios da monarquia e terá sofrido bastantes danos no terramoto de em 1755, tendo sido reconstruída no século passado.
Em Outubro, também foram roubados dois dos três sinos em bronze da igreja paroquial da Serra do Bouro.
Na sequência da notícia sobre esse furto, o gerente da empresa onde estes dois sinos tinham sido restaurados fez um comentário no site da Gazeta das Caldas, onde anuncia um novo sistema concebido para impedir que se retirem os sinos dos campanários.
“É com grande consternação que assistimos a este tipo de roubo, em que o valor para quem rouba é insignificante, comparado com o imenso valor histórico e patrimonial da paróquia, pois serão vendidos como sucata”, comentou Luís Jerónimo.
O empresário salienta que todos os sinos têm a identificação da paróquia a que pertencem e por isso pode ser mais fácil encontrá-los, caso não tenham ainda sido fundidos.
“Devido à crescente onda de roubos de sinos nas igrejas de todo o país, o departamento de engenharia da Carlos & Luis Jerónimo Lda, desenvolveu um novo sistema de protecção”, adiantou o empresário.
Segundo declarações de Luís Jerónimo ao nosso jornal, os sinos costumam ser roubados de igrejas com torres baixas ou que não têm torre, mas sim torreão, onde o acesso é mais simples.
A primeira versão do sistema desenvolvido, já aplicado no Alentejo, bloqueia o movimento necessário para se poder retirar os sinos e só com uma ferramenta especial estes poderão sair.
Furtos, droga e excesso de álcool
Uma casa foi assaltada no Pinhal, em Óbidos, a 7 de Novembro. No mesmo dia assaltaram um carro em Peniche e roubaram botijas de gás em Ferrel. A GNR do Bombarral recebeu uma queixa pelo furto de cabo em cobre.
Uma mini-moto foi furtada a 8 de Novembro no Olho Marinho. Na Serra d’El Rei assaltaram um veículo e uma propriedade agrícola.
Na Benedita, dia 9, roubaram uma carteira. No mesmo dia assaltaram um armazém na Foz do Arelho e uma casa no Landal. A GNR de Óbidos recebeu queixas pelo furto de cobre em A-da-Gorda, de uma moto-serra em A-dos-Negros e de gasóleo no Arelho. Na Atouguia da Baleia furtaram baterias de camiões e em Geraldes roubaram um veículo.
Na Quinta do Freixo, em A-dos-Francos, foram roubados cabos de telefone no dia 10. Em São Martinho furtaram um computador portátil do interior de um hotel.
A 12 de Novembro um condutor fez um abastecimento de combustível no valor de 50 euros em São Martinho e fugiu sem pagar. No dia 13 uma máquina de brindes foi roubada no Carregal (Óbidos).
A polícia de Peniche apreendeu a um indivíduo de 20 anos, no dia 12, haxixe suficiente para a confecção de 17 doses individuais.
A droga foi apreendida e os autos da ocorrência foram enviados para a Comissão de Dissuasão da Toxicodependência. No dia 13 a GNR das Caldas deteve outro homem por posse de haxixe em Alfeizerão.
Um condutor foi detido, a 9 de Novembro, pela GNR na área de serviço de Óbidos por se recusar a efectuar o teste de álcool. Na Azambujeira (Benedita), no dia 10, a GNR deteve um indivíduo de 35 anos com uma taxa de álcool no sangue de 1,42 gr/l.
Ainda nesse dia, pelas 14h30, a PSP de Alcobaça deteve um jovem de 17 anos que conduzia uma mota sem ter carta.
Na Roliça, no dia 11, um homem foi detido com uma taxa de 2,227 gr/l. Na madrugada de 12 de Novembro a PSP de Peniche deteve um condutor de 34 anos com uma taxa de álcool no sangue de 1,56 gr/l. No dia 13 a GNR um homem com 2,04 gr/l.
De 7 a 13 de Novembro a GNR das Caldas registou um total de 28 acidentes, dos quais resultaram nove feridos ligeiros.
PSP na estrada para combater comportamentos de risco
Entre as 9h00 de 9 de Novembro e as 9h00 do dia seguinte a Polícia de Segurança Pública realizou várias operações de fiscalização direccionadas a comportamentos de risco dos condutores que colocam em causa a segurança rodoviária
No âmbito do programa “Risco Mínimo, às 10h00!”, foram realizadas no distrito de Leiria 14 operações, durante as quais foram fiscalizadas 483 viaturas e detidos três condutores (dois por excesso de álcool e um por condução sem carta).
A PSP aproveitou para dar algumas informações aos condutores, nomeadamente em relação à importância do estado dos pneus (com pneus gastos pode ser precisa uma distância de travagem 70% maior para reduzir a velocidade em piso molhado), das luzes ligadas mesmo durante o dia para uma melhor visibilidade, e da utilização do triângulo de sinalização quando o veículo fica imobilizado.
A polícia alertou ainda para a necessidade de utilização do capacete no caso dos motociclistas e do respeito pelos limites da velocidade por todos os que conduzem.
Durante o Inverno, devido às condições meteorológicas, estes conselhos são ainda mais importantes.






























