Início Sociedade Simulacro de incêndio envolveu toda a escola

Simulacro de incêndio envolveu toda a escola

0
Simulacro de incêndio envolveu toda a escola

No dia 3 de Maio, pouco passava das 10h45, quando deflagrou um incêndio, provocado por um curto-circuito no laboratório de ciências da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. Soou o alarme e quando os bombeiros chegaram ao local encontraram o fogo e três vítimas, uma ligeira e duas em estado grave, que foram depois transportadas para o hospital.
Antes, os alunos, professores e funcionários já se tinham juntado nos pontos de encontro, situados nos campos de jogos da escola. A PSP controlou o trânsito nas imediações do estabelecimento de ensino.

A situação foi controlada em 27 minutos e tratou-se de um simulacro dinamizado pelo serviço municipal de Protecção Civil das Caldas com o objectivo de testar o plano e os procedimentos das equipas de emergência. De acordo com o técnico municipal, Gui Caldas, o desafio foi-lhes lançado pela direcção da escola no início do ano lectivo e o primeiro passo foi formar equipas de emergência, com formação aos funcionários, professores e alunos, sobre o manuseamento dos instrumentos de primeiros socorros e a forma de actuar durante a ocorrência. “Todos tinham um papel e souberam desempenhá-lo muito bem, mas para isso foi precisa muita formação”, explicou a directora do agrupamento, Maria do Céu Santos, acrescentando que importa consolidar esta consciência de segurança do próprio e dos outros.
De acordo com o técnico municipal da Protecção Civil, tratou-se de um simulacro simples e feito com aviso prévio. Todavia, não faltaram os imponderáveis: logo no início apareceu na escola para uma visita um grupo de professores de Erasmus, que também acabaram por ficar e participar na simulação, depois de terem sido devidamente informados.
A direcção pretende estender os simulacros às 12 escolas que compõem o agrupamento Rafael Bordalo Pinheiro. Haverá uma segunda simulação, não avisada, no final deste ano lectivo ou início do próximo e, a partir de Setembro, começarão os preparativos para simulacros nas restantes escolas. No total serão abrangidos 2000 alunos no agrupamento. F.F.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.