A Unidade Local de Saúde do Oeste informou hoje que “o Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha recebeu a Certificação da Qualidade de ‘Nível Bom’ pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde, de acordo com o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde”.
A mesma entidade acrescenta que “esta certificação visa reconhecer a qualidade do Serviço de Pediatria – Urgência, Internamento, Consulta Externa e Hospital de Dia, enquanto prestador de cuidados de saúde, ao nível das estruturas organizativas, mas essencialmente da prática clínica desenvolvida pelos profissionais na prestação dos cuidados de saúde aos utentes, consolidando a cultura de qualidade e segurança que se pretende para todo o SNS, ficando desta forma fortalecida a confiança dos cidadãos e dos profissionais neste serviço”.
Para a diretora do Serviço de Pediatria de Caldas da Rainha, Dra. Luísa Preto, a obtenção desta certificação representa um enorme orgulho na equipa que dirige e a quem agradeceu publicamente todo o entusiasmo e dedicação com que se empenhou em levar a cabo esta tarefa, bem como a ajuda da equipa de gestoras que acompanhou este processo.
Após a obtenção da certificação segue-se a fase de acompanhamento do processo de melhoria contínua da qualidade do Serviço de Pediatria, que durará 5 anos, ou seja, até abril de 2030. Durante esta fase será feita uma visita de avaliação externa (auditoria de acompanhamento) pela DGS, que deverá ocorrer em outubro de 2026.
“O Conselho de Administração da ULS Oeste agradece e enaltece todo o empenho e trabalho desenvolvido pela equipa do Serviço de Pediatria de Caldas da Rainha, bem como de outros serviços da ULS Oeste nomeadamente do Serviço de Gestão da Qualidade, de forma a tornar possível a melhoria contínua da qualidade e da segurança dos cuidados de saúde prestados aos Utentes Pediátricos da região Oeste”, referem.
































