A Serração da Velha, uma tradição que remonta à época medieval, recriada na Fanadia, é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular. Este concurso surge depois de eleitas as 7 maravilhas do Património, Natureza, Gastronomia, Praias, Aldeias, Mesa e dos Doces
Aquela manifestação cultural foi candidatada pela União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório a uma das sete categorias a concurso: Rituais e Costumes.
De acordo com o texto que acompanha a candidatura, esta manifestação cultural de culto primitivo representa a “expulsão e morte de longo período de agruras do Inverno, escuro e frio, e de penitência quaresmal com personificação numa Velha abrindo assim, caminho para a Primavera”. A recriação, que acontece na época quaresmal, faz uma crítica social às pessoas mais velhas da aldeia, apontando comportamentos censuráveis ou elogios.
Esta tradição popular é recriada todos os anos nas Caldas, nas “Tradições da Vila”, um projecto que envolve os ranchos etnográficos do concelho, que trazem à cidade manifestações do património popular. Este ano, os candidatos finalistas são votados em cada um dos 18 distritos do Continente e nas duas regiões autónomas, constituindo um total de 20 os programas televisivos transmitidos em directo pela RTP durante os meses de Julho e Agosto. A gala final com os 14 finalistas realiza-se a 5 de Setembro.































