A sexta edição da Vila Natal estreia-se hoje em Óbidos onde, até 2 de Janeiro, poderá ser visitado o mundo fantástico de Oletsac (anagrama da palavra Castelo).
Entre os espaços a descobrir na cerca do Castelo está o Oppidum Planetário, um local de observação, de estudo e demonstração dos perigos e dos aspectos mais fascinantes do céu e do espaço. No mesmo local haverá um carrossel, denominado “A Viagem dos Engenhos”, onde será possível viajar pelo tempo com estranhas criaturas e peças desalinhadas.
Na cerca será também possível encontrar o monstruário, com quatro grandes esculturas de animais marinhos primitivos, assim como o Covil dos Musaranhos, composto por soldados que protegem Oletsac na lagoa e no mar. O seu covil (um espaço composto por três escorregas) é um “enredo de subterrâneos escorregadios”, revela a organização do evento, a empresa municipal Óbidos Criativa.
Os visitantes da Vila Natal podem também testar a sua perícia em jogos compostos por escalada, tiro com arco, tiro com zarabatana e arvorismo, ou descobrir novas formas no Virtuarium, um espaço composto por espelhos disformes e jogo de luzes.
Num dos dois auditórios funcionará o Nanotorium, onde acontecem os espectáculos de marionetas de mão, com capacidade para cerca de 300 a 400 pessoas.
A pista de gelo para patinagem será outra das atracções desta edição, a par do lago de gelo, situado junto ao castelo e que é guardado por um dragão “fanfarrão e gordo”.
A Vila Natal contará ainda com o Paço do Natal, o espaço de visita ao Pai Natal, a Fábrica de Luz no Terreiro de Santiago, e o atelier de luz.
À entrada da vila, no EPIC (Espaço de Promoção da Criatividade), haverá o espaço de construções em Lego com duas cidades feitas em peças.
Com um investimento de 200 mil euros (menos 100 mil do que no ano passado), esta edição vai contar com uma dezena de figurantes e animadores em permanência no recinto, como é o caso do Pai Natal, da Rainha do Gelo, do druida e do ardina.
Trabalham para este evento, entre carpinteiros, cenógrafos, e logística, cerca de 100 pessoas.
Os tempos de crise não levaram a organização a fazer alterações significativas, que se limitaram a um pequeno ajuste do horário de abertura ao público, que ficou reduzido em algumas horas. Hoje, 7 de Dezembro, o evento abre às 11h00 e encerra às 17h00, tal como vai acontecer entre os dias 10 e 14 de Dezembro e 2 de Janeiro.
Nos dias 8 e 9, 15 a 23 e de 26 a 30 de Dezembro, a abertura será às 11h00 e o encerramento às 19h00.
Nas vésperas de Natal e Ano Novo a abertura será às 10h00 e o encerramento às 16h00, enquanto que nos dias de Natal e Ano Novo estará só aberta de tarde, entre as 16h00 e as 20h00.
A Câmara de Óbidos espera receber, até 2 de Janeiro, entre 100 a 150 mil visitantes na Vila Natal. O evento terá transmissões em directos na RTP a 9 de Dezembro e na TVI a 16.
O bilhete de entrada terá o mesmo preço do ano passado – 5 euros por pessoa.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























