
À hora marcada (6h30) 215 idosos marcavam presença no parque de estacionamento da Expoeste para entrar num dos quatro autocarros que os levaria a um dia de passeio pelo Interior Centro do país. O IX passeio social da Junta de Freguesia de Santo Onofre decorreu no dia 24 de Junho e proporcionou um dia diferente e todos os convivas.
“Vá muito bem disposto (a)!”, este o requisito da organização aos mais de 200 idosos que este ano participaram em mais um passeio social. A resposta foi afirmativa e o resultado foi um dia bem passado e cujas memórias se repercutiram pelos dias seguintes, nas conversas entre amigos e companheiros de viagem.
Castelo Branco, recuperada recentemente ao abrigo do programa Polis, foi a primeira paragem do grupo. Na cidade os caldenses visitaram o Jardim do Paço Episcopal, de inspiração barroca, construído no século XVIII, por iniciativa do primeiro Bispo de Castelo Branco, D. João de Mendonça, junto do então paço, que hoje alberga o Museu Tavares Proença Júnior.
Tempo ainda para uma visita aos museus de Arte Sacra, do Ultramar e da Agricultura, sendo este último o preferido de muitos dos seniores que recordaram utensílios, camas e prateleiras, que eram usadas noutros tempos. “Foi um reconhecimento do seu tempo de juventude”, contou à Gazeta das Caldas Clara Pereira, do executivo da Junta de Freguesia de Santo Onofre.
Houve ainda alguns participantes que, aproveitando a oportunidade de estar em Castelo Branco, foram visitar o Museu de Francisco Tavares Proença Júnior e apreciaram as bordadeiras a trabalhar ao vivo.
O almoço decorreu no pavilhão multiusos do Fundão, cedido pela autarquia local, com todas as condições. Após o repasto, o acordeonista que acompanhou o passeio garantiu a animação, possibilitando alguns momentos de baile antes de partirem rumo à Serra da Estrela.
Antes de regressar às Caldas, tempo ainda para uma paragem na zona do Fundão, onde foi possível comprar cerejas e outra fruta da época.
Clara Pereira, do executivo ros sci este cra, grande. rograma Polis memmo passeio social. a a entrar num dos quatro autocarros à à De acordo com Clara Pereira estes passeios têm por objectivo proporcionar aos idosos da freguesia um dia diferente, de convívio e de conhecimento.
“Foi uma viagem muito interessante, as pessoas gostaram”, resumiu a responsável, destacando o contentamento com que os idosos regressaram às Caldas, ao fim da noite. Para o ano há mais.






























