Milhares de pessoas participaram na Semana Santa de Óbidos, que decorreu entre os dias 9 e 16 de Abril. O programa, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, juntou uma componente cultural e religiosa e dele fizeram parte concertos, recitais, exposições, procissões e cerimónias litúrgicas.
A procissão do Enterro do Senhor, na noite de Sexta-feira Santa, é uma das mais emblemáticas da Semana Santa de Óbidos |JLAS
|JLAS
Centenas de figurantes participaram celebrações, carregando os andores, envergando as capas, ou mesmo recriando cenas dos últimos dias da vida de Cristo nas procissões. Na tarde de Sexta-feira Santa, 14 de Abril, realizou-se uma via sacra pelas ruas da vila. O trajecto seguido por Jesus carregando a cruz até ao Calvário é composto por 14 estações (etapas da caminhada), e em cada uma das paragens os participantes rezam e fazem leituras referentes a essa etapa da paixão, morte e ressurreição de Jesus. A cerimónia começa com a condenação de Jesus à morte, seguindo-se o carregar da cruz, o encontro com a sua mãe, as quedas que tem pelo caminho, a sua crucificação, colocação no sepulcro e, por fim, a ressurreição.
À noite realizou-se a procissão do Enterro do Senhor, uma das cerimónias mais emblemáticas, em que à luz de archotes os fiéis transportam o corpo do Senhor até ao sepulcro. A cerimónia começa e termina na Igreja da Misericórdia, percorrendo apenas um percurso intramuralhas.
Os católicos viveram também intensamente, durante a passada semana, as celebrações litúrgicas. Estas tiveram o ponto alto entre quinta-feira e domingo e são compostas pela missa vespertina da Ceia do Senhor, Ofício de Leitura de Laudes e a vigília pascal. No domingo de Páscoa à tarde foi celebrada a missa da Ressurreição, tendo as várias localidades do concelho feito representar-se com os seus estandartes.