Caminhadas, corridas e passeios de bicicleta marcaram a edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade nas Caldas da Rainha. Depois da apresentação da rede de transportes públicos Rocaldas, que a Gazeta das Caldas noticiou na edição anterior, o evento teve mais impacto nas actividades que envolveram largas centenas de pessoas: a caminhada e corrida nocturna que se realiza habitualmente às quartas-feiras, o passeio nocturno de bicicleta no dia 20 e a caminhada de solidariedade da Ordem do Trevo no dia 22.
Este ano a iniciativa europeia teve como lema “Ar limpo – Está nas tuas mãos!”, com o foco no impacto do transporte na qualidade do ar. Um dos seus objectivos era o de encorajar os cidadãos a melhorarem a sua saúde e bem-estar ao mudarem a forma como se deslocam no dia-a-dia.
A caminhada e corrida nocturna do grupo “Não fazemos nem mais 1…km” desta vez teve o apoio oficial da Câmara das Caldas. Se anteriormente o Centro da Juventude já disponibilizava o equipamento de som e um palco, na noite de 18 de Setembro a autarquia ofereceu centenas de t-shirts alusivas à Semana Europeia da Mobilidade. Henrique Frazão, da organização, agradeceu à autarquia o apoio que tem dado nesta iniciativa, ajudando “a promover a actividade física”. Cada vez há mais pessoas a participar na caminhada mas nota-se que o número de corredores tem vindo a diminuir.
Cidade ciclável
Na noite de 20 de Setembro a loja Bikezone promoveu um passeio nocturno de bicicleta, em que participaram cerca de 20 pessoas. O sócio-gerente da loja, José Pedro Fernandes, quer que estes passeios se tornem um hábito semanal e vai continuar a organizá-los, sempre às sextas-feiras, a partir das 20h30. Já o ano passado o tinha feito seis vezes e quer que desta vez se prolongue durante mais semanas.
Com partida na Bikezone, junto à Expoeste, o passeio tem passagem pelos pontos mais emblemáticos da cidade, como o Hospital Termal e a zona histórica. “Dá para participar com qualquer tipo de bicicleta. Queremos demonstrar à população que Caldas da Rainha é uma cidade ‘ciclável’”, comentou José Pedro Fernandes.
O comerciante gostaria que nas Caldas se apostasse em sinalização, vertical e horizontal, que criasse melhores condições para quem anda de bicicleta. Já há alguns anos que propôs à autarquia que se criassem “corredores” nas ruas da cidade, com indicações no asfalto, onde os ciclistas pudessem circular mais à vontade. “É perfeitamente possível fazer isso nas Caldas, como já acontece em Lisboa”, referiu
Actividades de rua
A 21 de Setembro a Câmara organizou também várias actividades de rua durante a manhã, com destaque para a construção de carrinhos de rolamentos e gincana, e à tarde estiveram instalados, na Praça da República, vários insufláveis gigantes que fizeram as delícias de algumas crianças que se deslocaram ao local. A ETEO promoveu também percursos turísticos sobre Arte Nova, pela cidade.
No domingo, 22 de Setembro, a Ordem do Trevo organizou a sua segunda caminhada de solidariedade na Foz do Arelho, ao longo da margem da Lagoa de Óbidos. Integrada desta vez na Semana Europeia da Mobilidade, a caminhada contou com a participação de cerca de 250 pessoas.
Segundo Ana Machado, o maior objectivo destes eventos é o de divulgar o trabalho de apoio às famílias realizado pela Ordem do Trevo e fazer uma recolha de alimentos. A angariação de fundos faz-se através da venda das t-shirts técnicas. Actualmente a associação está a apoiar mais de 50 famílias, envolvendo muitas crianças a quem também ajudam com material escolar. “Neste momento estamos melhor organizados e com mais voluntários, o que permite alargarmos o leque de actividades que realizamos”, referiu Ana Machado.
A Ordem do Trevo pretende também dinamizar mais actividades de promoção do desporto, através do projecto denominado “Run for OT”. A associação passou a ter a sua sede no Centro da Juventude. No final da caminhada houve um churrasco no Cais da Praia, no mesmo local onde se realizou uma aula de zumba e outra de body combat.
Nos dias 18, 21 e 22 de Setembro os caldenses e visitantes puderam também aproveitar os passeios gratuitos, patrocinados pela Câmara das Caldas, no Tuk-Tuk. Este é um veículo eléctrico com capacidade para seis pessoas, inspirado nos célebres riquexós asiáticos.
A novidade chegou às Caldas da Rainha em Agosto, pelas mãos de Carlos Marques, da empresa Marque Tuk Tour, e pretende servir principalmente os turistas que queiram conhecer a região de uma forma diferente e não poluidora.
Carlos Marques trabalha com vários hotéis e agentes do sector, realizando viagens turísticas em toda a região, mas o Tuk-Tuk fará apenas o circuito das Caldas da Rainha, Foz do Arelho, Óbidos, São Martinho e Alcobaça.
Nestes três dias Carlos Marques transportou cerca de 100 pessoas que conheceram as Caldas e os seus pontos de interesse. Na opinião do empresário, a divulgação desta iniciativa é que ficou muito aquém do que seria desejável.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt































