Semana Europeia da Mobilidade “fecha” Rua José Malhoa durante dois dias

0
524

Grupo de trabalho da candidatura ao projeto Living Streets 2020 apresenta propostas à comunidade

A Rua José Malhoa, nas Caldas da Rainha, vai ser “encerrada” no próximo sábado e domingo, numa iniciativa desenhada pelo grupo de trabalho Living Streets 2020 e integrada na Semana Europeia da Mobilidade.
Esta ação pretende valorizar a mobilidade sustentável pelo centro da cidade e terá três momentos distintos, tendo como ponto de partida a Semana Europeia da Mobilidade.
A iniciativa arranca com a apresentação do projeto “Azulejos da Memória”, de Ágata Wiórko, que visa refletir sobre o lugar afetivo da cidade através de uma instalação participativa nas paredes da Rua José Malhoa e também da Rua da Nazaré.
Ainda durante o próximo fim de semana, entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 17h00, os artistas João Canotilho e Maria João Leite vão pintar o chão da rua com “tintas” naturais, numa iniciativa de promoção de uma “vida mais sustentável e mais saudável”.
Este ciclo de atividade prossegue, nos próximos dias 21 e 22 de setembro, com o regresso das visitas guiadas ao World Press Cartoon no CCC para os alunos das escolas básicas, profissionais e a Universidade Sénior da cidade, pela mão de Mariana Calaça Baptista
Estas atividades surgem no enquadramento da Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema deste ano é ‘Mova-se de forma sustentável. Seja saudável’. Foi, de resto, nesse âmbito que a Câmara das Caldas da Rainha convidou o grupo de trabalho da candidatura ao projeto Living Streets 2020, a desenvolver algumas ideias, que serão agora apresentadas à comunidade.

Caixa de sugestões
Entretanto, foi formalizada uma parceria com a Pneu Green, uma empresa que recicla de forma sustentável, mas que também se dedica ao fabrico de soluções em borracha reciclada com o objetivo de incorporar, em produtos de utilidade, o máximo de granulado proveniente do pneu em fim de vida.
Segundo a organização, haverá também uma caixa de sugestões, onde os caldenses podem deixar a sua opinião sobre ideias para o futuro da sustentabilidade urbana da cidade. ■

- publicidade -