
Entre 16 e 22 de Setembro decorre mais uma Semana Europeia da Mobilidade, este ano na sua 11ª edição. “Avançando na Direcção Certa” dá o mote às comemorações que serão assinaladas nas Caldas da Rainha com um conjunto de iniciativas que, de acordo com a autarquia, “pretendem envolver a comunidade através de acções de sensibilização e desenvolver, em coordenação com entidades locais e comunidade, uma avaliação profunda das necessidades das pessoas”.
As bicicletas, os motociclos e as viaturas eléctricas vão estar em destaque nas iniciativas autárquicas, que não esquecem também os transportes públicos. Os caldenses serão ainda informados sobre “a utilização eficaz da energia (na utilização de viatura própria) e a intermodalidade da rede de transportes nacional”.
No âmbito destas comemorações a autarquia pretende criar um grupo de trabalho dedicado à mobilidade, avaliar as reais necessidades da comunidade em termos de mobilidade, avaliar os impactos da utilização regular do transporte automóvel individual e incrementar o número de utilizadores do TOMA (que vai passar a contar com um código de cores para daltónicos), relançar o serviço Rainhas Bike Sharing que foi lançado há três anos mas que nunca funcionou realmente. Na Rua Heróis da Grande Guerra vai estar a funcionar a Loja da Mobilidade, onde se podem ficar a saber qual a melhor utilização dos diversos meios de transporte disponíveis na cidade e no país.Até ao dia 22 de Setembro está ainda a decorrer um concurso de fotografia dedicado ao tema “Os problemas da mobilidade nas Caldas da Rainha”. Os interessados devem enviar as fotografias para o perfil da iniciativa no Facebook (SEM CR 2012) até ao dia 22 de Setembro e as melhores fotos serão exibidas numa exposição na Galeria Municipal Osíris.
No Museu do Ciclismo podem ver-se, a partir de amanhã, trabalhos alusivos ao tema da mobilidade feitos por alunos das escolas do 1º ciclo do concelho. No domingo, dia 16, o dia é dedicado a actividades desportivas ao ar livre no Parque D. Carlos I.
No dia 18 realiza-se um passeio nocturno de bicicleta na cidade, com partida às 20h00 da Câmara Municipal. A organização é da loja Bikezone, que nos dias 18, 19 e 21 de Setembro promove nas suas instalações workshops de mecânica básica de bicicletas.
No dia 22, em que se assinala o Dia Europeu Sem Carros, a Avenida da Independência Nacional vai estar fechada ao trânsito e é palco de várias actividades desportivas, de uma recolha de sangue, entre outras iniciativas. O desafio de não utilizar carros vai mesmo chegar aos vendedores da Praça da Fruta, aos quais foi pedido que não estacionassem junto ao mercado.
Geocaching, caminhadas e um desafio que vai avaliar qual a melhor alternativa de transporte nas Caldas da Rainha quando o cidadão tem de utilizar serviços públicos, com avaliação de consumos energéticos, custos, frequência cardíaca média e calorias gastas, são outras actividades deste dia.
Ainda nas Caldas, a Comunidade Intermunicipal do Oeste vai lançar o projecto piloto “Recicla por um bilhete!”, que propõe a troca de embalagens de plástico por um título de transporte no TOMA, um voucher Open Day num ginásio ou um dia de utilização do serviço de bike sharing.
OesteCIM leva iniciativas a vários locais da região
Em parceria com a Agência de Energia OesteSustentável e a Associação Marcar o Ritmo, a OesteCIM também preparou um conjunto de acções para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade em vários locais da região.
Nas Caldas, no edifício-sede da comunidade inter-municipal realiza-se o seminário Sustentabilidade e Movimento no Oeste, que na tarde de 17 de Setembro vai debater diversas iniciativas que estão em curso na região, boas práticas e apontar caminhos de futuro. Uma iniciativa cujas inscrições terminam hoje, 14 de Setembro.
No parque de estacionamento ao lado, vai realizar-se, ao longo de toda a semana, uma exposição de veículos eléctricos comercializados em Portugal, que podem ser experimentados pelos mais curiosos. No mesmo local realizam-se ainda demonstrações de centrais de carregamento para veículos eléctricos e serão disponibilizadas bicicletas para um percurso nas Caldas da Rainha sob o lema “Ande de bicicleta, melhore a sua saúde”. Uma iniciativa que passa ainda por Alcobaça (dia 18), Óbidos (19), Cadaval (20), Alenquer (21) e Torres Vedras (dia 22).
Torres Vedras também comemora
A autarquia de Torres Vedras volta este ano a marcar presença nas comemorações, em que participa desde 2004. O 6º concurso “Pensar a Minha Rua”, um concurso de fotografia “Torres Vedras: a Cidade a Pé”, um passeio de bicicleta nocturno marcado para a noite de hoje, com concentração às 21h45 no Largo do Município e um desafio para que os funcionários da autarquia se desloquem para o trabalho de bicicleta, são algumas das acções. No Dia Europeu Sem Carros a Avenida António Leal de Ascensão vai estar encerrada ao trânsito automóvel, entre as 09h00 e as 18h00. Em vez de carros, a Avenida acolhe uma Feira da Bicicleta e uma acção de sensibilização, em parceria com a União Desportiva do Oeste, acerca das regras de segurança para andar de bicicleta em espaço público.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt






























