Jogos de Mobilidade Sustentável e caminhadas estiveram entre as novidades desta edição
Muito se pedalou no sábado de manhã, na Rua Heróis da Grande Guerra, nas Caldas. Todas as crianças, desde as que mal chegavam aos pedais até às maiores, para quem o assento do kart tinha de ser colocado na posição mais distante, quiseram participar. E os mais velhos, não sendo para eles a atividade, não quiseram deixar de registar o momento, aproveitando para saber mais sobre este serviço da empresa Dinâmicas Naturais, que inclui o aluguer de karts no Parque D. Carlos e para festas de anos.
A Semana da Mobilidade decorreu entre os dias 16 e 22. Este ano o evento “trouxe algumas novidades”, informa o município das Caldas.
Entre elas estiveram os Jogos da Mobilidade Sustentável, que animaram o centro das Caldas no sábado de manhã. Pôde-se criar uma história com a Ana Faro, do projeto “Fora do Livro”, treinar a memória, pintar e participar em jogos de cooperação.
Paulo Gil tem feito parte da organização das Semanas da Mobilidade no concelho termal. O gerente da Dinâmicas Naturais – Animação Turística, uma empresa cujo “core business” é o teambuilding, mostrou-se satisfeito com a adesão das pessoas às atividades, que caracterizou como “bastante boa”, especialmente no final da manhã.
“Houve um reforço nas atividades dirigidas à população sénior, com passeios dedicados especificamente a este público, e uma maior aposta nas freguesias fora da cidade, garantindo que as iniciativas sobre a mobilidade sustentável chegassem a mais pessoas do concelho”, afirma o município, que destaca igualmente os desportos realizados na rua.
“O público jovem teve também a oportunidade de, pela primeira vez, participar num workshop de planeamento urbano, contribuindo com as suas perspetivas para o futuro da mobilidade na cidade”, continua.
Ainda, a “promoção do Desafio dos 10 000 passos, que pretendeu incentivar a população no âmbito de uma vida mais ativa e maior mobilidade. Quem completasse 10 000 passos num dia, entre 16 e 22 de setembro, podia ganhar um bilhete individual para um espetáculo do festival Dias do Jazz, no CCC, nas Caldas”.
A Câmara das Caldas informou que “a Associação Portuguesa do Ambiente, dinamizadora desta Semana em Portugal, acompanhou as atividades e reuniu com o executivo municipal para identificar as principais dificuldades da mobilidade local e avaliar o impacto da iniciativa”.
A autarquia realça ainda que “a Semana da Mobilidade teve uma adesão muito positiva em todas as atividades programadas. As atividades do dia 19 de setembro e os jogos de mobilidade sustentável registaram particular sucesso, com uma muito significativa participação de várias escolas do concelho”.
“O balanço é novamente muito positivo, quer pelos públicos abrangidos quer pela participação. Acreditamos que a Semana da Mobilidade pode ser um catalisador de mudanças estruturais, comportamentais e de planeamento que beneficiarão a comunidade a longo prazo, daí considerarmos essencial que o município se mobilize, ano pós ano, na promoção desta iniciativa”, diz.
Quanto ao investimento, este totalizou 2500 euros. “A Semana da Mobilidade mantém-se como um evento de baixo custo, em parte pela organização conjunta, cooperação e partilha de recursos entre o município e os parceiros locais”, explica o município, cujas despesas do evento se “limitaram ao essencial para garantir a segurança e qualidade das atividades: contratação de policiamento para cortes de trânsito, obtenção de licenças de direitos de autor e contratação de uma empresa especializada para dinamizar algumas atividades específicas”, a Dinâmicas Naturais, que, segundo Paulo Gil, residente nas Caldas há 16 anos, existe há 20 anos e já trabalha há quase tanto tempo com a Câmara das Caldas.
“A Semana da Mobilidade deixa um legado importante”, afirma o município, que vai analisar as “sugestões de melhoria para a mobilidade sénior na cidade, recolhidas durante os passeios dedicados a este público”, e “as propostas dos jovens na oficina de planeamento urbano”.


































