A polícia das Caldas está a investigar seis casos de roubo por esticão que ocorreram nesta cidade em Agosto e Setembro. Três aconteceram em Agosto e os outros três já em Setembro.
Gazeta das Caldas só teve conhecimento oficial destes roubos depois de ter contactado o gabinete de relações públicas da PSP de Leiria devido a um roubo por esticão a 28 de Agosto, a uma mulher de 71 anos.
Da primeira vez que enviámos as perguntas, a polícia não as recebeu, mas posteriormente enviaram a informação dos seis casos. A situação é preocupante, principalmente para os idosos que são os alvos preferenciais deste género de assalto.
Em Peniche, na tarde de 25 de Setembro, a PSP conseguiu deter um homem de 31 anos, que momentos antes tinha roubado um fio em ouro a uma idosa de 78 anos, também por esticão.
Segundo a PSP, o ladrão aproximou-se da vítima pelas costas e arrancou-lhe o fio, fazendo com que esta caísse no chão. A mulher teve que ser transportada para o Hospital de Peniche.
No dia 26 de Setembro, às 12h00, a PSP deteve uma mulher de 37 anos que tinha furtado vários artigos de beleza num estabelecimento comercial. A polícia recuperou os artigos furtados e apreendeu ainda heroína suficiente para a confecção de sete doses individuais. Para além do processo judicial, a mulher foi notificada para comparecer na Comissão da Dissuasão da Toxicodependência de Lisboa devido à posse da droga.
As bombas de abastecimento de combustível de Vale Maceira foram assaltadas a 23 de Setembro. No mesmo dia foi assaltada uma casa em São Martinho do Porto. Em Salir do Porto furtaram várias máquinas do interior de um estaleiro. Em Óbidos foi roubada uma moto-quatro. No dia seguinte assaltaram outro veículo em São Martinho.
No dia 25 três viaturas foram assaltadas no Baleal. Na Macalhona (Alfeizerão) assaltaram um armazém. No dia seguinte foi assaltada uma casa em Santa Catarina.
A 27 de Setembro a GNR recebeu uma queixa pelo furto ao interior de um estabelecimento comercial em Casal Pedrogão (Gaeiras). Na Azambujeira dos Carros assaltaram uma casa.
Dois jovens, de 20 e 21 anos, foram identificados pela PSP das Caldas, na tarde de 27 de Setembro, quando estavam a pintar, com latas de tinta, a parede de um edifício. O proprietário do edifício não quis apresentar queixa contra os indivíduos. As latas de pintura, usadas para graffitis, foram entregues na Câmara das Caldas da Rainha.
Dois turistas dinamarqueses foram agredidos e roubados a 28 de Setembro, no Baleal. Os ladrões roubaram um telemóvel, um casaco e as chaves da residência onde os turistas pernoitavam.
No dia 29 foi assaltada uma casa em Vale Covo. Um jovem de 18 anos foi detido pela PSP de Peniche depois de ter agredido um agente que tentava pôr cobro a uma briga. O polícia que sofreu as agressões foi transportado para o Hospital de Peniche para ser observado
De 23 a 29 de Setembro a GNR das Caldas da Rainha registou, na área do seu destacamento territorial, um total de 24 acidentes, dos quais resultaram 24 feridos ligeiros.
No dia 27, às 19h00, a PSP das Caldas deteve um homem de 53 anos que conduzia com uma taxa de álcool no sangue de 2,04 gr/l. Na Nazaré, à uma hora do dia 28, um homem de 56 anos, que condizia uma mota, foi detido por se recusar a efectuar o teste de alcoolemia. Na madrugada de 29 de Setembro a polícia caldense deteve um indivíduo de 30 anos com 1,93 gr/l.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt


































a policia so sabe fazer caça a multa aos automobilistas, tratar dos criminosos da muito trabalho, passar uma multa de estacionamento a quem trabalha e bem mais facil