Secretário de Estado do Emprego visitou o Cencal

0
703

O secretário de Estado do Emprego, Pedro Silva Martins, fez uma breve visita ao Cencal no passado dia 21 de Novembro. O governante teve oportunidade de contactar com algumas turmas daquele centro com formandos dos cursos de cerâmica. Falou com ceramistas e outros profissionais das áreas criativas – como arquitectos, pintores, escultores e professores – que se encontram a participar nas acções de aprendizagem relacionadas com a cerâmica. No dia da visita estavam a decorrer acções de “Desenho sobre Porcelana” e de  “Projectos de Cerâmica Criativa” e por isso, o membro do governo conversou com os formandos sobre as suas expectativas de formação profissional nesta área técnica.
Pedro Silva Martins foi recebido pelo presidente do IEFP e anterior director do centro de formação caldense, Octávio Oliveira, e ainda pelo presidente do Conselho de Administração do Cencal. Alexandre Oliveira e pelo vogal representante da APICER (Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica), José Luís Sequeira, entre outros quadros do centro de formação caldense.

Previstas 400 mil horas de formação em 2013

O Cencal vai consolidar a sua acção formativa em 2013 com a realização de cerca de 200 acções para mais de três mil formandos, num volume total de cerca de 400 mil horas de formação. Segundo nota de imprensa, esta formação será repartida entre as Caldas da Rainha – onde decorre o principal volume dadas as condições físicas existentes – Alcobaça (com 73 mil horas) e Marinha Grande (com 33 mil horas). Neste último pólo, o centro de formação desenvolve acções nas áreas de apoio à produção do vidro, artístico e industrial.
Nas Caldas a  formação vai repartir-se  entre acções para jovens (formação inicial em alternância), para activos e desempregados (formação contínua) nas áreas da cerâmica, da marcenaria, multimédia, gestão, recursos humanos, trabalho social, ambiente e qualidade, higiene e segurança no trabalho, línguas e informática.
Vão decorrer ainda acções de formação inicial de dupla certificação, em horário laboral nas Caldas da Rainha e na Marinha Grande. Estas destinam-se a jovens dos 15 anos aos 24 anos, com formação mínima do 6º ou 9º ano, consoante os cursos e que permitirão concluir no final, respectivamente, o 9º e 12º anos de escolaridade.
Nas Caldas decorrerão, em horário laboral, cursos para adultos a partir dos 23 anos que se encontrem desempregados. Há um curso de Cerâmica Criativa para quem tem o 12º ano completo, bem como um curso de Agente de Geriatria para pessoas com o 6º ano.
Estão também previstas acções de mestres barristas, workshops de cerâmica criativa, joalharia, miniaturas, modelação, ecodesign, laboratório experimental, azulejaria, pintura com lustres, lustrinas e reflexos metálicos, construção de fornos, projetos para cerâmica, decoração com fumos, serigrafia, corda seca, entre outros que se dirigem a ceramistas e a outros profissionais do sector criativo. Na área da Gestão destacam-se os cursos de fiscalidade, análise económica e financeira, contabilidade, criatividade, inovação e empreendedorismo, gestão de pequenos negócios, gestão de stocks e vendas.
Na área das línguas decorrerão cursos de Inglês, espanhol, francês e alemão, idiomas dos países com os quais as empresas portuguesas mais se relacionam.

- publicidade -

Forno de fusão vai estar ligado dois meses

Nas instalações da Marinha Grande, o Cencal vai dsenvolver pela primeira vez acções nas áreas do ambiente, qualidade e organização da produção e manutenção industrial, destinadas ao sector do vidro (mas que poderão ser frequentadas por pessoas com origem noutros sectores industriais). Vão manter-se os cursos de técnicas de vidro soprado sem molde, de pintura e decoração sobre vidro, bem como de tecnologias do vidro e de aplicações de ouro, prata, balotes e fritas.
O centro caldense vai manter em funcionamento, durante cerca de dois meses, o forno de fusão para possibilitar a frequências de alguns cursos de vidro artístico, tal como decorreu nos anos anteriores, com jovens estudantes de artes e design provenientes da ESAD e da Faculdade de Belas Artes do Porto. Também se vão realizar acções nesta área para activos e desempregados.
Em Alcobaça, a formação vai repartir-se entre as áreas comercial, contabilidade, secretariado e trabalho administrativo, gestão de pessoal, tecnologias de informação e comunicação, serviço de apoio à criança e jovens, cuidados básicos para idosos, turismo (recepção e atendimento para hotelaria e turismo ambiental e rural), bem como em línguas estrangeiras.

N.N.

- publicidade -