Secretário de Estado do Emprego nas Caldas apelou à criação do auto-emprego

0
638

2-MesadrOctavioO secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, visitou o Cencal a 7 de Julho. O governante, que esteve à frente dos destinos do centro de formação caldense, indo depois presidir ao IEFP e, finalmente, integrar o governo, veio conhecer melhor o novo CET de Ofícios de Arte que está a ser desenvolvido nas Caldas e na Marinha Grande, integrando as tecnologias da cerâmica e do vidro.
Octávio Oliveira sublinhou que as medidas agora anunciadas pelo governo sobre as artes, ofícios e microempresas artesanais se destinam a apoiar os que quiserem criar o seu próprio emprego e as pequenas empresas de base artesanal, ligadas aos sectores criativos como são a cerâmica e o vidro.
A completar 34 anos, o Cencal tem adquirido nova dinâmica no que diz respeito à sua matriz inicial.  “Recuperámos mais acções no que diz respeito à cerâmica, a pedido das empresas da região”, disse a directora Ana Bica, que fez ainda uma síntese sobre o números de formandos e de acções de formação que este centro desenvolve nas suas instalações nas Caldas da Rainha, Alcobaça e Marinha Grande.
Ana Bica deu a conhecer que o centro de formação ainda quer  aumentar os seus números e sublinhou a grande actividade dos seus laboratórios que neste momento trabalham para o mercado ibérico e “também estamos em vias de começar a trabalhar com a Polónia, no caso do vidro”. Referiu também que é “com enorme satisfação” que o centro vê que volta a haver um “grande interesse pela nossa vocação inicial: a cerâmica”.
Após ter tomado conhecimento destas novas acções, Octávio Oliveira afirmou que o Cencal “é um centro de excelência nacional e internacional” pois ele próprio sabe (uma vez que o dirigiu entre 2006 e 2011), como ao longo da sua existência foi recebendo os maiores especialistas, de nível nacional e internacional, na ceramica que ali criaram as suas obras e ensinam os formandos.
Octávio Oliveira falou ainda nas medidas anunciadas pelo governo de apoio, não só na área da formação como também para as empresas que contratem formandos nestas áreas. “Também dão estímulo a quem quiser criar o seu próprio emprego e na criação da sua micro-empresa”, disse o governante, visto que passa a haver financiamento para estágios em contexto de trabalho em entidades ligadas ao sector, medidas que promovem o empreendedorismo e o investimento na criação de empresas. Entre as novas medidas existem ainda incentivos à participação em feiras e certames de promoção do artesanato, bem como para a própria organização de feiras de artesanato, artes e ofícios.
Reconhecer a cerâmica tradicional caldense

O secretário de Estado do Emprego referiu-se ainda às medidas publicadas na passada semana que qualificam a oferta e que permitem defender os produtos artesanais, em função da sua origem geográfica associada às raízes históricas e da tradição local ou regional. Algo que poderá ser interessante para a cerâmica caldense tal como já foi reconhecido em relação a Barcelos (figurado e olaria).
Octávio Oliveira visitou as instalações do Cencal acompanhado por vários responsáveis do IEFP, da APICER (Associação Portuguesa de Indústrias de Cerâmica), da AIRO e representantes das entidades locais, politicas e militares.
O governante fez questão de contactar e de se inteirar dos projectos de alguns formandos que se encontram em acções de formação. Primeiro com os jovens de uma escola de artes polaca que estão nas Caldas há uma semana para trabalhar em cerâmica e em artes gráficas e que fazem parte de um projecto Erasmus+. Conversou também com alguns dos formandos do primeiro Curso de Especialização Tecnológica – Ofícios de Arte – Cerâmica e Vidro que decorreu no Cencal das Caldas da Rainha e da Marinha Grande, para conhecer os seus projectos futuros.
Os primeiros 12 formandos estão a terminar a formação geral e tecnológica desta acção pioneira no país por juntar a aprendizagem dos dois meios – a cerâmica e o vidro. Seguem agora para estágio em ateliers e em empresas pois já terminaram a sua formação geral e tecnológica.

 

- publicidade -