Para o ano lectivo 2016/2017 está prevista a atribuição de cheques dentários a todos os alunos nascidos em 2009, 2006 e 2003 que frequentem escolas públicas e as IPSSs do concelho das Caldas.
Esta acção será levada a cabo pela Equipa de Saúde Oral do ACES Oeste Norte que desta forma dá continuação à implementação do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral em parceria com as Instituições Escolares dos respectivos concelhos.
O cheque dentário – que prevê a protecção da dentição definitiva com selantes de fissura, ou em caso de existência de cáries, o respectivo tratamento – serão entregues nas escolas, a partir de Novembro e durante o restante ano lectivo de modo a abranger todos os alunos envolvidos.
Cheques aos 16 e aos 18 anos
O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral tem sido alargado e actualmente também é possível beneficiar de um cheque dentista aos 16 e aos 18 anos, desde que tenham utilizado o cheque anterior (13 e 16 anos respectivamente) e que tenham finalizado os tratamentos previstos. Os cheques dentista dos 16 e 18 anos, devem ser solicitados nas respectivas Unidades de Saúde, entre Janeiro e Agosto do ano civil em que os jovens completam 16 anos ou 18 anos.
Assim, a partir de Janeiro 2017, os jovens nascidos em 2001 e 1999, podem solicitar o seu cheque dentista, desde que preencham os critérios referidos. Estes cheques-dentista contemplam o tratamento de cáries e a aplicação/reaplicação de selantes aos 16 anos. Os tratamentos serão sempre gratuitos para os utentes.
Estas medidas têm como objectivo a redução do índice de cáries na população escolarizada mas não se pode esquecer de somar uma boa higiene oral diária e uma alimentação equilibrada de modo a conseguir melhorar a saúde oral.
Para mais informações consultar o site www.saudeoral.mim-saude.pt ou contactar a Unidade de Saúde Pública Zé Povinho / Coordenação da Equipa de Saúde Oral através do telef.262870190 ou usp.oestenorte@arslvt.min-saude.pt.






























