Foram inauguradas a 16 de Junho as novas instalações da Unidade de Saúde da Mulher do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), um projecto multidisciplinar que visa a melhoria do acompanhamento das utentes de sexo feminino nas valências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Torres Vedras. Esta unidade deixou de ter maternidade desde há um ano, altura em que todos os nascimentos da área do CHO passaram a ser feitos nas Caldas da Rainha.
Situadas no edifício do antigo Centro de Atendimento e Tratamentos Urgentes (CATUS), as novas instalações permitem uma maior diferenciação do serviço do hospital de Torres Vedras, assim como uma melhoria das condições de atendimento, conforto e acolhimento às utentes do CHO.
A Unidade de Saúde da Mulher dispõe, na valência de Obstetrícia, de consulta de alto risco, consulta de bem-estar materno-fetal até às 39 semanas, cuidados no pós-parto, apoio na amamentação (cantinho da amamentação) e cursos de preparação para o parto, maternidade e paternidade. Em breve serão feitos também cursos de pós parto.
Na valência de Ginecologia dispõe de consulta de ginecologia geral e as sub-especialidades de planeamento familiar, patologia cervical, patologia endometrial e senologia.
Com um investimento aproximado de 40 mil euros, a mudança desta unidade para o edifício do antigo CATUS representa também o primeiro passo no processo de transferência da actividade do hospital do Barro para o hospital de Torres Vedras, o que irá permitir concentrar os cuidados de saúde prestados num único pólo.
P.A.






























