São Brás deu pontapé de saída no Carnaval da Nazaré

0
2139
Os reis, Gisélia Pedroso e Nelson Zarro, em primeiro plano, na romaria que deu início à celebração do Carnaval na Nazaré

Já arrancou a animação de um dos carnavais mais famosos da região. A romaria do São Brás, que juntou centenas de pessoas, e se realiza sempre no dia 3 de Fevereiro, foi o primeiro momento alto do programa, depois de no primeiro dia do ano terem sido anunciados os reis

“Beu áuga da fontinha” é o mote do carnaval nazareno deste ano e que significa “bebeu água da fontinha”, uma expressão utilizada para dizer que alguém de fora se enamorou pela Nazaré.
Depois de no primeiro dia do ano terem sido anunciados Gisélia Pedroso e Nelson Zarro como reis, o pontapé de saída dos festejos deu-se com a romaria do São Brás, que juntou centenas de pessoas em redor do Monte de São Bartolomeu, no dia 3 de Fevereiro.
No topo do monte, depois de subir muitos degraus de pedra e terra, a vista para a mata nacional, para as povoações e para a linha do oceano, realiza-se uma festa em torno da gastronomia e da música de um baile de rua.
Logo pelas primeiras horas do dia várias famílias e grupos de amigos acamparam no pinhal e começaram a preparar as fogueiras e o piquenique, onde não faltam os tradicionais enchidos.
A festa do S. Brás é muito antiga na Nazaré. “De acordo com a tradição oral, quando Frei Romano e D. Rodrigo, último rei visigodo na Península Ibérica, se refugiaram na Nazaré trouxeram, para além da imagem de Nossa Senhora da Nazaré, as relíquias de S. Brás e de S. Bartolomeu”, explica a autarquia, esclarecendo ainda que “a veneração aos dois santos resistiu ao passar dos tempos. São Bartolomeu deu o nome ao Monte onde se situa a ermida e São Brás mantém a sua romaria como uma das mais importantes festas populares da região”.
Já no dia 8 há baile de rua no Centro Cultural da Nazaré (15h00) e no dia seguinte no Largo N. Sra. Nazaré, à mesma hora. A 16 de Fevereiro o baile é na Praça Sousa Oliveira (15h00).

- publicidade -