O 32º aniversário da elevação a vila foi festejado com a inauguração da requalificação da sala da Assembleia, monumento aos cutileiros, recuperação do chafariz e benção da nova viatura
O 32º aniversário da elevação de Santa Catarina a vila foi celebrado no passado sábado, 19 de agosto, com a inauguração de obras e novos equipamentos num investimento de mais de 165 mil euros.
O monumento ao cutileiro, uma obra da autoria do escultor Renato Franco, que reside em Alvorninha, representa, explicado pelo autor, “um pedaço de madeira talhado a canivete”, simbolizando as origens desta atividade. Depois, integra uma faca com linhas mais modernas, que representa a indústria atual. “É feito em aço cortene, que oxida e estabiliza a oxidação, vai-se adaptar ao clima de Santa Catarina e vai ganhar uma cor mais avermelhada”, explicou Renato Franco.
O presidente da Junta, Fernando Fialho, lembrou que este é um projeto que vinha do anterior executivo, agradecendo ao seu antecessor pelo trabalho. “No 32º aniversário da elevação a vila não podemos deixar de homenagear duas pessoas: António Cabrita e Lalanda Ribeiro”, afirmou, lembrando também o papel do antigo presidente da Câmara, Fernando Costa.
O monumento ao cutileiro orçou em 75 mil euros (sendo mais de metade financiado pela autarquia).
Fernando Fialho fez notar a nova iluminação LED do pavilhão, a recuperação da escola e pré-escola das Relvas como exemplos do trabalho já desenvolvido, deixando como próximos objetivos o alcatroamento de estradas. “Uma parte da EN360 vai ser requalificada ainda este ano”, revelou.
O presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, recordou que foi ele o proponente da elevação, tendo recebido um grupo de catarinenses, liderados pelo então presidente da Junta, António Cabrita, que foram assistir à votação que decidia a elevação. “Convidei-os para almoçar, mas não quiseram, porque estavam tão satisfeitos que só queriam vir para junto da sua população que os esperava ansiosamente para fazer a sua festa”, contou.
Já o presidente da Câmara, Vítor Marques, referiu que a cutelaria da região é “um diamante em bruto” e que, como “um dos grandes desafios é a Saúde”, aproveitou para dar conta de que “brevemente vamos ter melhores condições”.
As celebrações começaram com a inauguração da requalificação da Sala da Assembleia de Freguesia, onde foi também recuperada uma sala de reuniões e foram criadas novas casas de banho. “Há 20 anos que a pré-escola tinha deixado de existir naquele local, estava degradada, em mau estado e precisava de uma intervenção de fundo”, referiu o presidente da Junta. “O chão foi todo arrancado e foi colocado piso flutuante, as paredes foram demolidas, fizemos divisórias com pladur e comprámos e recuperámos mobiliário”.
O presidente da Assembleia de Freguesia, Dionísio Querido, mostrou a sua satisfação com a requalificação do espaço e deixou os seus votos de que a Assembleia esteja sempre cheia de fregueses.
Na sala de reuniões, um dia por semana, há uma empresa a fazer análises clínicas. A decoração conta com fotografias da freguesia. O investimento nesta obra ronda os 40 mil euros com 50% de apoio da Câmara. Neste dia de festa uma carrinha elétrica da Opel para transporte de crianças foi abençoada. Teve um custo de aproximadamente 49.500 euros. Com centenas de catarinenses nas comemorações, houve ainda a inauguração da recuperação do chafariz, orçada em 1500 euros, que foi paga pela Junta. ■































