O Concerto de Natal no CCC foi o último do maestro João Basílio à frente da Banda Sinfónica do Exército. Foi, por isso, um espectáculo bastante sentido pela banda, e quem assistiu só teve a ganhar.
Foi um excelente concerto de Natal que a Escola de Sargentos do Exército (ESE) proporcionou aos caldenses com o alto patrocínio do município. O público respondeu bem à iniciativa, com uma plateia muito bem composta, muito atenta e frequentemente contagiada pelo ritmo dos instrumentos. Dispensou longas salvas de palmas no final de cada um dos oito temas (seis mais dois encores) propostos ao longo das mais de duas horas de espectáculo. O concerto fechou com dois conhecidos temas de Natal.
No final do concerto, o maestro agradeceu o carinho que sentiu por parte dos caldenses em todas as presenças no CCC, reforçando ser “uma honra muito grande estar nesta belíssima sala”.
João Basílio disse ter sido um concerto “penoso, mas extraordinário” por ser o último à frente da banda, deixando um largado elogio aos músicos. No final do discurso foi aplaudido de pé pela assistência.
O maestro recebeu uma lembrança das mãos do comandante da ESE, Pedro Sardinha, que agradeceu a presença do público neste espectáculo, que considerou “brilhante”. Também Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas, elogiou a qualidade do espectáculo. Agradeceu ao maestro as “palavras simpáticas” que sempre teve com a cidade, acrescentando que foi também uma honra para as Caldas que a despedida do maestro da banda fosse ali. E terminou afirmando que “felizmente temos um concerto de Natal à altura das Caldas da Rainha”.
J.R.






























