Sagrada Família de Viseu foi feita na Bordallo Pinheiro

0
2368
PresepioBordalo
O presépio, feito nas Caldas, foi oferecido à autarquia de Viseu |DR

Foi criado um presépio em tamanho real na Fábrica Bordallo Pinheiro, numa iniciativa da Câmara de Viseu em parceria com o Grupo Visabeira.  A Sagrada Família, feita em grés na unidade fabril caldense, foi colocada no Mercado 2 de Maio, em plena zona histórica daquela cidade, tornando-se num importante marco do roteiro natalício local.

O presépio representou um autêntico desafio para as capacidades e talento dos trabalhadores da Fábrica Bordallo Pinheiro. As figuras, em tamanho natural, foram modeladas em grés de alta temperatura, na base de modelos em gesso do actual património da marca produtora Vista Alegre.
No projecto trabalhou uma equipa de mais de 20 pessoas que se dedicaram durante dois meses para realizar e pintar as três peças que, em conjunto, pesam mais de 500 quilos.
O grupo escultórico, que é marco da rota natalícia de Viseu, foi oferecida à autarquia pela Visabeira, segundo a SIC Notícias. As peças têm um valor de mercado entre os 40 e os 50 mil euros, o que fez com que a Câmara de Viseu tivesse de lhe garantir vigilância até ao próximo dia 8 de Janeiro.
Com este projecto invocam-se os primórdios da fábrica caldense, então sobre a orientação artística de Rafael Bordalo Pinheiro, aquando da realização, nas suas instalações, das figuras que compõem a via-sacra. Tratam-se de peças à escala humana pensadas para as capelas do Buçaco e que actualmente estão expostas a no Museu José Malhoa.

- publicidade -