Sabores do Mar mostram potencial de Peniche

0
715

notícias das CaldasA partir de hoje, e até dia 17 de Julho, Peniche rende-se aos Sabores do Mar. A sardinha será a rainha da festa, num evento que vai contar com a participação de 61 entidades, entre artesãos, tasquinhas, instituições e outros expositores.
A caravela Vera Cruz vai estar em Peniche durante o festival e, entre outras actividades, irá acompanhar as travessias a nado que irão decorrer entre Peniche e as Berlengas.

Promover o concelho de Peniche e a sua identidade através da gastronomia de mar, de animação, artesanato e outras ofertas, nomeadamente, da hotelaria e de actividades marítimo-turísticas. É desta forma que é apresentado o XII festival Sabores do Mar, que em cada edição tem atraído mais pessoas à cidade piscatória.
No recinto junto aos Bombeiros de Peniche estarão as tasquinhas do mar e solidariedade. No mar estará a caravela Vera Cruz. Será a bordo desta embarcação que a TSF irá fazer amanhã o seu programa “Terra a Terra” e, no próximo dia 13, será apresentado o evento Rip Curl Pró Portugal Peniche 2011. A 16 de Julho será feita a recepção à Confraria Marítima de Portugal e, no seguinte, a embarcação acompanhará as travessias a nado entre Peniche e as Berlengas.
Durante o festival poderão também se feitas visitas à caravela.
O nadador Miguel Arrobas vai voltar a nadar nas águas do Atlântico, desta vez fazendo a travessia Peniche – Berlenga -Peniche, com partida no Baleal e chegada na Ribeira. Trata-se de mais um desafio inédito do nadador de águas abertas que recentemente se sagrou o primeiro português a concluir a maratona a nado à volta de Manhattan (Nova Iorque). Apresentado pelo presidente da Câmara, António José Correia, como um “amigo de Peniche”, o jovem atleta já realizou diversas travessias até às Berlengas.
A acompanhá-lo na travessia Berlenga – Peniche terá o atleta Pedro Basílio e João Baeta, de 17 anos, que é o nadador mais novo de sempre a fazer esta travessia.
Na apresentação do evento, que decorreu na passada terça-feira na Fortaleza de Peniche, o presidente da Câmara destacou que está será uma oportunidade de valorizar a recente decisão da Unesco de incluir as Berlengas na rede mundial das reservas da Biosfera.
“A travessia irá reforçar a importância que as questões da sustentabilidade ambiental têm”, referiu, acrescentando que o festival irá também contribuir para o desenvolvimento económico e social.
António José Correia destaca o envolvimento da comunidade empresarial neste projecto, especificando que todas as instituições participantes têm projectos em desenvolvimento.
Abrantes será o município convidado, destacando-se pela produção do azeite.
O evento representa um investimento de 65 mil euros, dos quais 50 mil foram financiados pelo QREN através de uma candidatura do Turismo do Oeste.

 

- publicidade -