Sabores de nuestros hermanos na Escola de Hotelaria do Oeste

0
597

Fd1-PaellaFoi em tons de vermelho, amarelo e preto (as cores da bandeira de Espanha), que os comensais foram recebidos no restaurante de aplicação da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no dia 2 de Maio, para degustar mais uma refeição confeccionada pelos alunos finalistas de Cozinha.
Para entrada foram servidas mini tapas, uma inovação feita pela equipa responsável pela ementa do dia, baseada nos tradicionais petiscos espanhóis. Foram servidas com marisco, pimentos e mexilhão.
A sopa neste dia foi servida em copo, em vez do tradicional prato, e fria. Tratou-se de um gaspacho andaluz que, diferente do alentejano, é apresentado com todos os ingredientes triturados, como se de uma bebida se tratasse.
Num almoço dedicado à Espanha não podia faltar um dos seus pratos mais típicos, a paella. A sala foi por momentos transformada em cozinha, com um pequeno fogão ao centro onde foi finalizado o prato e depois servido aos presentes. Este prato, feito à base de arroz, tem as suas raízes na Comunidade de Valência, e é confeccionado numa frigideira  de formato gigante e plana.
Os churros completaram a ementa, colocados numa sobremesa que integrou também gelado de leite creme e creme de caramelo.
Já os vinhos foram portugueses. A acompanhar o repasto foi servido vinho branco alentejano, o Alandra 2012,  e um tinto Cerejeiras, produzido na Companhia Agrícola do Sanguinhal, no Bombarral.
A equipa de jovens cozinheiros, liderada pelo chef Luís Tarenta, tiveram desta vez a vida facilitada pois, como o responsável destacou, as proximidades à cozinha portuguesa são grandes.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

Finalista a Chefe Cozinheiro do Ano

- publicidade -

Fd2-LuisTarentaLuís Tarenta é actualmente um dos oito finalistas do Chefe Cozinheiro do Ano, que é o principal concurso de cozinha para profissionais e que permite ao vencedor, além de receber um cheque de mil euros, a possibilidade de estagiar no prestigiado restaurante espanhol, Azurmendi (País Basco), que possui três estrelas Michelin.
O formador da escola caldense, que diz ser “anti-concursos”, este ano resolveu inscrever-se devido à prática que possui em cozinha, tendo conseguido obter o segundo lugar na  etapa regional, entre 18 participantes. Prepara-se agora para disputar a final juntamente com mais sete chefs, a 3 e 4 de Novembro, na Escola de Hotelaria do Lisboa.
A ementa que vai confeccionar para o júri é, por engquanto, “segredo”. No entanto terá como produtos obrigatórios a couve chinesa, a carne de porco, o bacalhau e morangos.
Um aluno da ETHO, Lucas Neves, participou também, a 29 de Abril, num concurso da Escola Profissional da Marinha Grande sobre bebidas, tendo ficado em quinto lugar, com o seu cocktail Strawberry Adition, entre 24 participantes. O jovem foi o único aluno que teve nota máxima na componente técnica.

F.F.

- publicidade -