Sabia que há 40 anos se tentou construir uma central nuclear em Ferrel?

0
896
Gazeta das Caldas
Gazeta das Caldas
Ricardo Lemos, funcionário público (Caldas da Rainha)

Sim e acho que ainda bem que não foi construída pois não está provado que a energia nuclear é segura, e há 40 anos, seria menos segura do que é agora. Havia sempre o risco de haver algo que estaria menos bem. Hoje temos várias alternativas como a energia eólica, a solar e a hídrica, que provam que foi melhor não construir a central nuclear. Hoje usamos as alternativas com qualidade e apesar de ser uma factura que pagamos bem, creio que vale a pena para evitar a energia nuclear.

Gazeta das Caldas
Guiomar Simões, reformada (Caldas da Rainha)

Sim, eu lembro-me disso e também das manifestações das pessoas que não deixaram avançar a construção… Eu ouvi falar sobre isso, apesar de ter sido há mais de 40 anos. Recordo que a população não quis a central em Ferrel sobretudo por causa da poluição. Se eu morasse lá, com certeza que também não quereria uma central nuclear à porta!

 

Gazeta das Caldas
Guilherme Santos, reformado (Caldas da Rainha)
- publicidade -

Sim, eu recordo que as manifestações contra o nuclear foram sérias, apesar de conotadas com a esquerda, e singraram e impediram a construção.
Não se sabe como seria se tivesse sido construída a central. Poderia haver danos e a costa marítima poderia estar destruída pelos detritos nucleares… É muito diferente fazer uma central num deserto do que em cima das populações como pretendiam em Ferrel.
Hoje há energias alternativas que são apoiadas pelo Estado.

- publicidade -