S. Brás marca arranque oficial do Carnaval na Nazaré

0
657
notícias das Caldas
No sopé do monte de São Bartolomeu, centenas de pessoas mantém viva uma das mais enraizadas festas nazarenas (Foto de arquivo)

A tradicional festa de S. Brás e romaria ao Monte de São Bartolomeu assinalam na próxima sexta-feira, dia 3 de Fevereiro, o arranque oficial do Carnaval 2012 na Nazaré. À semelhança do que acontece todos os anos, largas centenas de pessoas são esperadas no arraial popular onde as crenças religiosas andam de mãos dadas com a folia e os costumes pagãos.
Naquela que é uma das mais enraizadas festas populares que anualmente se realizam na Nazaré, muitas são as pessoas que ano após ano sobem à capela de S. Bartolomeu e desfrutam de uma vista privilegiada sobre a região. Conta-se que quando Frei Romano e D. Rodrigo (o último rei visigodo na Península Ibérica), se refugiaram na Nazaré, traziam consigo a imagem de Nossa Senhora da Nazaré e as relíquias de S. Brás e S. Bartolomeu. A veneração das gentes nazarenas a estes dois santos tem resistido ao passar dos anos.

Há já várias décadas que a festa de S. Brás foi adoptada como início dos festejos carnavalescos, que assumem características tão únicas na vila piscatória. Em pleno pinhal, improvisam-se mesas e assadeiras onde abundam as carnes e os enchidos, sempre muito bem regados. A música e o tradicional baile não faltam numa festa que se realiza sempre a 3 de Fevereiro, não obstante as alterações na data do Entrudo (que este ano se comemora a 21 de Fevereiro).
“Carnaval 2012 ca crise é pu pescôce” é o mote dos festejos deste ano, que terão como casal real Maria da Ascensão Quinzico Codinha e Eduardo José da Silva Hespanhol. Duas figuras que não podem faltar na festa da próxima semana, onde serão oficialmente apresentados. Neste dia deve também ser conhecida a marcha geral do Carnaval da Nazaré, cujo concurso terminou esta semana.
Assim que o Carnaval da Nazaré arrancar, multiplicam-se pelas várias salas da vila os habituais bailes, sempre tão animados com as marchas compostas todos os anos pelos grupos de foliões. Algumas são já verdadeiros hinos nos festejos nazarenos. O que também promete animar a vila nas próximas semanas é a saída à rua dos diferentes grupos organizados.
O programa do Carnaval deste ano já é conhecido. A 17 de Fevereiro, pelas 15h00, saem à rua as crianças das escolas locais. Dois dias depois tem lugar a passagem de testemunhos dos Reis, marcada para as 11h00 no Paço Real, no Sítio. À tarde, a partir das 15h00, tem lugar o desfile na Marginal, que se repete no dia 21. A 22 de Fevereiro os festejos chegam ao fim, com o Enterro do Santo Entrudo, às 17h30.

- publicidade -

Autarquia assegura transporte nocturno

Com os nazarenos ao rubro com a proximidade do Carnaval, os Serviços Municipalizados da Nazaré dão este fim-de-semana início a um serviço especial nocturno de transporte de passageiros. Entre a 1h00 e as 6h00, os autocarros urbanos vão circular num percurso que vai da Praça Dr. Manuel de Arriaga, Pederneira, Rio Novo, Nova Nazaré, Calhau e Sítio, regressando depois ao centro da vila.
“Incentivar o uso do transporte colectivo em detrimento do veículo privado, e, assim, proporcionar uma segurança acrescida aos foliões durante o período carnavalesco” é o que pretendem os Serviços Municipalizados. Este serviço vai funcionar nas noites de 28 para 29 de Janeiro, de 4 para 5 de Fevereiro, de 11 para 12 de Fevereiro e em todos os dias de Carnaval, entre 18 e 22 de Fevereiro.

- publicidade -