Rui Veloso regressa às Caldas para o ligar da iluminação de Natal

0
646
Cinco anos depois, Rui Veloso estará de volta à cidade termal

Concerto com artista de renome está confirmado. Este ano há comerciantes a dinamizar iniciativas

Este ano a inauguração da iluminação de Natal nas Caldas será feita ao som de Rui Veloso, no dia 16 de novembro. A informação foi confirmada à Gazeta pelo presidente da Câmara das Caldas, que remete mais novidades para a próxima semana.
O artista, que é considerado o pai do rock português, vai regressar à cidade termal, depois da atuação em 2019, no Parque D. Carlos I, com uma plateia de cerca de 12 mil pessoas, no âmbito da Feira dos Frutos. Rui Veloso, que lançou aos vinte e três anos o álbum “Ar de Rock” (onde se incluíam temas como Chico Fininho, Bairro do Oriente e Sei De Uma Camponesa, entre outros), tem quase 45 anos de uma carreira recheada de êxitos marcantes no panorama musical nacional.
Curiosamente, em 1992, no 15 de maio, foi inaugurado o edifício dos Paços do Concelho que existe atualmente, com o primeiro concerto das festas da cidade na Avenida (anteriormente eram na Praça da Fruta). O artista escolhido foi… Rui Veloso.
Rui Veloso, que celebrou recentemente 67 anos, irá regressar este Natal para um espetáculo de inauguração das luzes, um momento que é anualmente aguardado com expectativa na cidade.
Em anos anteriores, houve concertos com os The Lucky Duckies, Toy, David Antunes & The Midnight Band e Miguel Gameiro (em 2022, quando estava prevista a vinda de Aurea, mas a cantora não pôde vir por motivos de saúde) e, no último ano, com os Anjos, a inaugurarem um gigante anjo de luz, com 30 metros de altura, em vez da tradicional árvore de Natal.
Este ano, o Natal nas Caldas tem como tema as Estrelas, pelo que será muito aguardada a famosa canção “Não Há Estrelas no Céu”, lançada pelo cantor, músico e compositor, em 1990, no álbum Mingos & Os Samurais.
Pela cidade já é possível ver vários adereços da iluminação natalícia a serem montados.
Este ano, além das iniciativas da Associação Comercial (ACCCRO) e do município, voltará a haver atividades dinamizadas pela União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório (que nos últimos anos tem vindo a organizar um evento de Natal no Parque D. Carlos I) e ainda por comerciantes da cidade, que neste Natal vão colaborar diretamente nas iniciativas, o que será uma novidade.
A Casa do Pai Natal ficou, no último ano, no Parque D. Carlos I, onde existia animação diária para os mais novos.
Já foi também confirmado que este ano voltará a haver o comboio a circular pelas ruas da cidade e que voltará a realizar-se o concurso das montras de Natal e uma exposição de árvores de Natal produzidas pelos alunos das escolas do concelho.
Além dos vários concertos e dos mercadinhos de Natal que, por esta quadra, se realizam, em diversos locais do concelho, os Presépios da Minha Aldeia estarão também de regresso aos Vidais para o décimo ano. A iniciativa, criada em 2014, promove o envolvimento comunitário e é uma ferramenta de coesão social e de promoção turística da freguesia, levando as pessoas a percorrer as várias aldeias.
Alvorninha também teve um evento de Natal no último ano e é de esperar que retome, tal como o passeio a cavalo pelas ruas da cidade organizado pela Associação dos Criadores de Puro Sangue Lusitano do Oeste (ACPSLO). Os Pais Natal Motards, do Grupo Motard São Rafael, também já estão a trabalhar na campanha solidária deste ano.
Em Óbidos haverá, como já é tradição, a Vila Natal, entre os dias 6 de dezembro e 6 de janeiro, com muitas novidades a anunciar brevemente. Também Alcobaça, Peniche, Bombarral, Nazaré e Cadaval já preparam as suas iniciativas natalícias. ■

- publicidade -