A delegação do Olho Marinho da Caixa de Crédito Agrícola do Bombarral foi assaltada, a 14 de Dezembro, por dois indivíduos, encapuzados e de fato macaco, que conseguiram, sob a ameaça de armas de fogo, que fosse aberto o cofre.
Os ladrões esperaram pela entrada dos funcionários, cerca das 8h30, para entrarem na dependência bancária. Depois de conseguirem levar o dinheiro do cofre, numa quantidade não especificada, puseram-se em fuga numa viatura da própria Caixa de Crédito. O assalto está a ser investigado pela Policia Judiciária.
Carteiro assaltado
Três dias antes, a 11 de Dezembro, a GNR deteve em Alpedriz (Alcobaça) um homem de 25 anos, residente em Sintra, por suspeita de ter sido o autor de um furto por esticão a um funcionário dos CTT.
O carteiro foi assaltado cerca das 12h35, quando procedia à entrega de correspondência na Junta de Freguesia de Alpedriz. O ladrão surpreendeu-o pelas costas e, após tê-lo agredido, retirou-lhe das mãos uma bolsa com dinheiro, colocando-se de imediato em fuga, em direcção a um pinhal de mato denso.
Comunicado o roubo às autoridades, deslocaram-se ao local uma patrulha da GNR de Pataias, dois militares do Núcleo de Investigação Criminal da GNR das Caldas da Rainha e uma equipa de cinotécnica do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Leiria.
Foi feita uma busca exaustiva na floresta, acabando o suspeito por ser apanhado. Na sua posse tinha uma bolsa com sete mil euros em moedas.
No dia 10 de Dezembro foi assaltada uma casa em Ferrel e uma casa na Serra d’El Rei. A GNR de São Martinho do Porto recebeu uma queixa pelo furto de cobre e no Bombarral roubaram uma betoneira.
No dia seguinte desapareceram várias peças em ferro de contentores em Óbidos. Em Casais Covões (Vau) furtaram 115 metros de cabo de cobre e na Atouguia da Baleia houve três furtos daquele material. No Vale da Vaca (Carvalhal Benfeito) furtaram dois porcos.
Nas Caldas da Rainha, a PSP deteve uma mulher de 40 anos depois de esta ter tentado sair de um estabelecimento comercial sem pagar várias embalagens de creme, avaliadas em 1037 euros.
Um carro furtado a 12 de Dezembro foi recuperado, dois dias depois, pela PSP das Caldas. Na Benedita furtaram nesse dia duas viaturas. Em Tornada assaltaram um armazém e roubaram uma viatura. Uma retro-escavadora furtada no Nadadouro foi entretanto recuperada. No dia 12 houve ainda a registar um assalto a um veículo na Foz do Arelho e a outro no Baleal. Na Gracieira (Óbidos) furtaram várias botijas de gás e em Valado dos Frades uma idosa foi alvo de um roubo por esticão.
Uma casa foi assaltada em Óbidos e outra em A-dos-Francos a 13 de Dezembro. Em Ferrel assaltaram um carro. Na Charneca (Vidais) furtaram 2.000 eucaliptos.
No dia 14 assaltaram dois carros, um nas Caldas e outro em Tornada. No Vale do Coto foi assaltada uma casa.
Um jovem de 23 anos foi detido pela PSP de Peniche, na noite de 14 de Dezembro, por ter na sua posse haxixe suficiente para a confecção de 75 doses individuais daquele produto.
Na altura, a polícia identificou ainda um indivíduo que tinha consigo oito doses de haxixe.
Duas viaturas foram roubadas a 15 de Dezembro, em São Martinho e no Bombarral. Uma casa foi assaltada no Vale do Leite (Bombarral). No dia seguinte furtaram uma bicicleta na Benedita.
A GNR das Caldas deteve, na madrugada do dia 18, três jovens por furto de gasóleo na via pública. Com idades entre os 17 e os 22 anos, os suspeitos foram surpreendidos a retirarem gasóleo de um veículo pesado de mercadorias. Foram apreendidos sete “jerricans” com cerca de 100 litros de combustível.
A 11 de Dezembro foi detido um homem de 64 anos, no Bombarral, por conduzir sem carta. Um jovem de 20 anos foi detido na Fanadia depois de, alegadamente, ter tentado atropelar um militar da GNR. No dia 15 a GNR deteve um condutor na Benedita por conduzir com 1,58 gr/l. No dia seguinte foi detido outro indivíduo, no Bombarral, com 2,23 gr/l.
De 10 a 16 de Dezembro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 12 acidentes, dos quais resultaram ferimentos ligeiros em duas pessoas
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























