Quando há 15 anos foi construído o troço da A8 de Tornada até Leiria, foi feita uma rotunda perto da portagem de Alfeizerão. Na altura a população local pensou que as Auto-Estradas do Atlântico ou a Estradas de Portugal embelezassem aquele espaço, a exemplo do que se vê noutros lados. Mas até agora, passados tantos anos nada foi feito, apesar de em várias assembleias de freguesia realizadas ao longo dos tempos as pessoas terem questionado os presidentes em exercício sobre esta questão.
Porém, as respostas da Junta são sempre as mesmas: “a limpeza da rotunda é da competência das referidas entidades e como tal não podemos efectuar sequer a limpeza, o que quer dizer que nem o corte das ervas pode ser feito”.
De referir que o problema já foi apesentado à Câmara de Alcobaça pela autarquia alfeizerense e que também estiveram no local elementos responsáveis que tiveram ocasião de observar o aspecto da rotunda. Tudo isto aconteceu há oito anos!
O presidente da Câmara sugeriu que aquele espaço fosse ajardinado. A ideia seria interessante, mas não se concretizou. Por parte da população de Alfeizerão a ideia é outra – que ali fosse colocada uma estátua do mestre Vitorino Froes, por se tratar de um alfeizerense que foi uma figura ilustre e de grande prestígio nos séculos XIX e XX (nasceu em 1862), criando o toureio a cavalo.
Será que não há nenhuma entidade que assuma esta situação e que lhe dê uma solução? As gentes desta terra merecem que se faça algo na rotunda depois de tanta espera.
T. Antunes































