Regresso dos réveillons ao ar livre, mas também em espaços fechados, suscita grande interesse. Há propostas para todos os gostos e todas as bolsas, desde passagens de ano urbanas, às praias e aos hotéis.
Depois de dois anos marcados pela pandemia, as celebrações da entrada num novo ano voltam em força em 2022. Entre a maioria sente-se a ânsia do chegar às 12 badaladas e celebrar a chegada de um novo ano e, na região, não faltam propostas para tal.
Gazeta das Caldas apresenta aos seus leitores um roteiro de algumas das passagens de ano que estão a ser organizadas no Oeste. Para os mais indecisos ou apenas para os curiosos, aproveitem para ficar a par do que está a ser preparado nesta região para receber 2023 em grande.
Temos para si propostas diversas, que vão desde locais fechados, como a Expoeste, nas Caldas, a propostas para dizer adeus a 2022 no Parque do Rio, em Rio Maior. Mas se a sua onda é o mesmo o mar, então não ficará indiferente às sugestões para assinalar mais uma volta do planeta ao sol nas praias oestinas, por exemplo, nas areias de Peniche ou do Baleal ou na Foz do Arelho, junto à idílica paisagem da Lagoa de Óbidos.
Trazemos-lhe passagens de ano na aldeia, ao sabor da tradição, como em A-dos-Negros ou em A-dos-Francos, e outras urbanas, à boleia da diversão, no centro de cidades de média dimensão, como é o caso de Alcobaça ou a passagem de ano no Arneirense, nas Caldas. Neste roteiro temos programas que são já famosos pela tradição de festa que proporcionam nesta época, como é o caso da Nazaré, onde os bares, por esta altura, têm um horário de funcionamento alargado até às 7h00, e temos outros destinos que se têm vindo a afirmar, ano após ano, como soluções divertidas, como é a proposta de entrar num novo ano junto à famosa concha azul da baía de São de Martinho do Porto.
Um pouco por todo o Oeste o fogo de artifício é o ingrediente comum às várias celebrações. Recorde-se que, a tradição de celebrar o Ano Novo em 31 dezembro tem origem na festa que era realizada no império Romano ao deus Jano e que, pelo mundo, a entrada no novo ano é celebrada em diferentes datas. Na Índia, por exemplo, cada cultura tem a sua data de celebração, ou seja, no mesmo país, há 14 datas para celebrar o ano novo!
Mas regressemos ao Oeste. Neste roteiro, não entramos em programas de hóteis, resorts, spas e restaurantes que, por toda a região, preparam ofertas especiais para proporcionar aos seus clientes uma feliz despedida de 2022. Mas não podemos deixar de lhes fazer menção, até porque, no Oeste, a maioria espera uma forte procura, encontrando, uma vez mais, na diversidade a sua riqueza. É que na passagem de ano há ofertas para todas as carteiras e até para todos os gostos. Um pouco por todo o lado é possível encontrar uma festa. E se, neste roteiro nenhuma das propostas lhe agradou, pelo menos que possa servir para aguçar a sua criatividade para organizar alguma ideia de como passar o seu réveillon. Nesse caso, não se preocupe, que também não o deixamos sem sugestões, pode sempre optar por organizar a sua própria festa, por convidar amigos e ir acampar, ou alugar uma casa e festejarem enquanto jogam alguns jogos tradicionais em torno de uma lareira, pode preparar um réveillon romântico num glamping ou aproveitar a data para fazer uma viagem que deseje há muito tempo. Afinal, se as 12 passas e o espumante são uma tradição que se vai mantendo e até, nalguns casos, atualizando, há dois ingredientes que ninguém parece dispensar: a (boa) companhia e o estado de espírito! Portanto, aproveite este simbólico dia para se divertir, para refletir e para recordar, nas páginas da sua Gazeta, aquilo que foi este ano de 2022 e também para projetar aquilo que quer alcançar nos próximos 365 dias, até ao planeta Terra completar mais uma volta ao Sol. Os nossos votos são de que tenha uma despedida feliz deste ano, entrando com o pé direito num 2023 que se espera próspero.
Caldas
A festa do réveillon será na Expoeste, tem entrada gratuita e vai durar… dois dias! O início dá-se na noite de 30 de dezembro, com Declínios e Smells Like 90’s a atuarem a partir das 21h00. Para a noite de 31 está prevista a atuação dos Papaléguas (21h00) e haverá fogo de artifício à meia-noite, com os P*ta da Loucura a fecharem aquela que será a última noite do ano.
São Martinho
Entrar em 2023 no cenário da baía em forma de concha azul não parece, propriamente, um mau plano. A festa começa às 23h30 e vai durar até às 4h00 da madrugada, no tão aguardado regresso das noites de réveillon a São Martinho do Porto. Haverá um espetáculo piromusical (com fogo de artifício sincronizado com música) que será realizado a partir de várias plataformas flutuantes colocadas no mar, iluminando a baía. A animação estará a cargo dos DJs Los Gordos e Guáranis e do grupo KAPITTAL. A entrada no espaço é livre.
Foz do Arelho
No concelho das Caldas da Rainha há ainda uma opção interessante para dizer “adeus” a 2022 na praia mais famosa do concelho e “entrar” em 2023 mesmo junto à Lagoa de Óbidos, na zona do cais (Largo Francisco Sá Carneiro). A organização une os empresários locais, a Junta de Freguesia e a Câmara, a exemplo do que tem sido feito noutros anos.Para atrair público, o evento contará com fogo de artifício à meia-noite e com a animação de Novasom Band a ter início previsto para as 22h00. A partir das 2h00 a animação ficará a cargo do Dj Gabi.
Baleal
Este ano, a Junta de Freguesia de Ferrel, a Tribo da Praia e o Danau Baleal Bar juntaram-se para organizar uma festa para a despedida de 2022 e a entrada em 2023 junto à Praia do Baleal. A organização está a programar a realização de animação infantil durante dia e de animação jovem e adulta durante a noite, tendo já revelado parte do programa, que conta com dois dias de animação, tenda de Dj’s, show de luzes e insufláveis. Amanhã, sexta-feira, dia 30 de dezembro, a animação ficará a cargo da Dupla Mete Cá Sets, Banda D’Ká, PDJ, Aguillar e ainda Malaquias. Para a última noite do ano naquela bela praia do concelho de Peniche estão guardadas as atuações de Party Animals, Funky Hell, Influenza e Vibin.
Nazaré
Na vila a passagem de ano é famosa pela festa rija. São quatro dias dela, para todos os gostos. No dia 29, Quim Barreiros sobe ao Palco Sul às 22h30, onde no dia seguinte é possível ouvir os Sons do Minho. Roda de Samba e dj’s fecham a noite na tenda Orbital. No dia 31 há Função Pública no Camião-Palco Norte (23h00), mas antes já o Dj Zabz atua no Palco Sul, desde as 22h00. Nesse mesmo palco, a partir das 23h30 é possível ouvir Deejay Kamala e Dj Davilla e Dj Fabecas fecham a noite. Na tenda Orbital, o Dj Paulo Mendes começa às 22h30 e Marksound às 2h00.
A-dos-Negros
No concelho de Óbidos, A-dos-Negros é uma das opções para entrar no novo ano. Organizada pela Comissão de Festas de Santa Maria Madalena para angariar fundos, a celebração realiza-se no Salão Paroquial a partir das 19h00. Conta com uma ementa recheada de iguarias e espumante e passas pela meia-noite, tudo com animação do Dj Jorginho. Depois das 12 badaladas há “buffet” com mesa de frios e mesa de doces. A participação custa 45 euros por pessoa (12,50 euros para crianças dos 7 aos 11 anos). Informações através dos tel. 913 410 389 e 966 883 137 ou do mail festasmm2023@gmail.pt.
Rio Maior
No vizinho concelho riomaiorense também não faltará uma grande festa do réveillon. Já anunciada está a realização de um espetáculo de fogo de artifício no Parque do Rio, mas também em todas as freguesias do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Rio Maior e conta com a parceria das próprias Juntas de Freguesia.
Alcobaça
Também na cidade será assinalada a entrada em 2023, neste caso com um espetáculo de fogo de artifício do castelo, organizado pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria.































