Rotas dos vinhos precisam de maior dinamismo

0
594
Gazeta das Caldas

IMG_7644_2O reforço da promoção conjunta dos vinhos e do património dos territórios foi a principal ideia que saiu da reunião promovida pela Associação de Município Portugueses do Vinho (AMPV) que decorreu no passado dia 12 de Janeiro no Bombarral.
José Arruda, secretário-geral da AMPV, realçou que apenas “duas ou três” Rotas dos Vinhos estão a funcionar, uma situação que é preciso inverter, defendeu. Para isso, a associação vai solicitar aos vários parceiros a realização de um levantamento das várias entidades que podem integrar as rotas, destacando que é importante a integração da restauração, da hotelaria e de outras entidades ligadas ao turismo.
Rosa Guerra, vereadora da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara do Bomberral, destacou a importância destes projectos para a “promoção e afirmação da identidade do concelho”. A autarca considera fundamental que os mesmos fomentem “uma maior ligação dos vinhos com o património, com o artesanato, com a gastronomia e com os produtos locais, como é o caso da pêra rocha”.
O secretário-geral da associação falou ainda sobre a adesão ao movimento Wine Moderation, que visa sensibilizar as pessoas para o consumo moderado de álcool.
Rosa Guerra adiantou que o município vai promover ações de sensibilização sobre esta temática nas escolas e organizar uma conferência sobre a temática do vinho na saúde.
A vereadora falou ainda das acções que a autarquia vai desenvolver na promoção do vinho. Para além do festival que se realiza no Verão na Mata Municipal, o município vai marcar presença em eventos e feiras dedicadas à promoção do vinho, assim como no concurso internacional La Selezione del Sindaco (em Itália) no qual “os nossos vinhos têm estado em muito bom plano”, sublinhou. Rosa Guerra adiantou ainda que a autarquia vai analisar a possibilidade de poder apresentar uma candidatura ao projecto da Cidade do Vinho, título este ano atribuído a Lagoa, no Algarve.
Esta foi a primeira de várias reuniões que a AMPV pretende promover nos vários municípios seus associados, com a intenção de reforçar a proximidade e o espírito de parceria na promoção dos territórios e em atividades ligadas ao vinho, produtores e produtos enoturísticos. Estiveram presentes representantes de vários municípios da região de Lisboa, o presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, Vasco D’Avillez, bem como da diretora regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Elizete Jardim.

- publicidade -